fbpx

Benefícios de ler a Bíblia: Saiba quais são os principais

Religião e Espiritualidade 29
Benefícios de Ler a Bíblia

Você sabia que existem benefícios de ler a Bíblia de Estudo todos os dias? Pois é. Muitos cristãos deixam para ler o Livro Sagrado apenas quando estão no culto com seus irmãos e irmãs.

No entanto, há muitos benefícios de ler a Bíblia em casa, mesmo sem a orientação do pastor ou do apoio de seus irmãos. Aproveitando que muitos de nós estamos de isolamento social nesse momento por causa da quarentena do novo coronavírus, vale a pena se dedicar a ler um pouco mais da Palavra.

Quer conhecer os principais benefícios da leitura diária da Bíblia? Então confira a seguir!

4 benefícios de ler a Bíblia diariamente

Nós listamos abaixo 4 grandes vantagens que você tem ao se dedicar regularmente à prática da leitura bíblica. Confira quais são!

1. Mais sabedoria

Em Salmos 119:98 é dito que “Os Teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo”.

Na Palavra, está dito que quem acompanha os mandamentos de Deus e faz a leitura da Bíblia obtém mais sabedoria. Isso acontece, claro, porque a Palavra vem carregada de bons ensinamentos e uma maneira profunda e sagrada de enxergar a vida.

É importante ter em mente que a leitura da Bíblia nunca está totalmente completa, uma vez que existe mais verdade no Texto Sagrado do que nós conseguimos compreender.

Mesmo que você leia uma segunda ou terceira vez o mesmo trecho, notará a cada momento uma profundidade maior do que tinha percebido inicialmente. Essa é a prova da sabedoria que a Palavra traz.

2. Mais próximo de Deus

A leitura da Bíblia é uma das maneiras pelas quais podemos nos aproximar de Deus e conhecer a sua verdade. Prova disso é o fato de que os benefícios de ler a vida podem ser sentidos diariamente.

Uma pesquisa americana com 40 mil estadunidenses registrou que aqueles que liam a Bíblia com mais frequência também praticavam mais o ensinamento de Deus.

Por causa disso, sofriam menos com os males do mundo. O estudo mostrou que quem lê a Palavra regularmente tem:

  • 57% menos exposição ao vício em bebida;
  • 68% menos tendência ao adultério;
  • 61% menos tendência a pornografia;
  • 228% mais vontade de compartilhar a fé.

3. Mais compreensão da Palavra

A Palavra de Deus é perfeita em sua completude e isso pode ser sentido a cada leitura nova da Bíblia. Por isso, quanto mais lemos o Livro Sagrado, mais compreensões temos.

É só lembrar, por exemplo, de qualquer história bíblica que ouvimos quando crianças. Pense na história de Noé.

Na infância, é normal ficar focado na presença dos animais, imaginando como seria tê-los na arca e, talvez, até mesmo na logística da situação.

No entanto, depois de adultos e com filhos, a história ganha uma profundidade muito maior, especialmente quando começamos a pensar nos desafios vividos por Noé ao construir a arca e a força que ele precisou extrair da ação divina para completar a tarefa.

4. Maior comunhão com o Plano de Deus

A leitura da Bíblia é uma excelente maneira de se aproximar do Plano que Deus tem em nossas vidas. Basta saber ouvir e entender a mensagem que é enviada para nós.

Faça um exercício em casa: reflita sobre alguma questão que atormenta a sua vida no momento e então abra a Bíblia aleatoriamente.

Leia as passagens que se apresentarem e faça uma reflexão sobre como elas se relacionam com o que você estava pensando antes. Você se surpreenderá ao ouvir a voz de Deus nesse experimento simples.

Como deu para ver, existem muitos benefícios de ler a Bíblia todos os dias em casa. Você costuma fazer a leitura? Se sim, conte para a gente nos comentários abaixo!

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados