fbpx

5 Livros que Todo Social Media Precisa Ler

Negócios 521
Livros para social media

Atualmente, estamos vivendo na era digital. Todos nós, de alguma forma, criamos conteúdo para a web e somos ativos dentro das redes sociais. Com isso, a vontade de atingir números grandes e de ter maior alcance nas redes é inevitável. Sendo assim, profissões como a de Social Media tem se popularizado cada vez mais.

No entanto, para trabalhar dentro desse meio é preciso muito mais que gostar e consumir o mundo virtual. O aprimoramento e atualização de conhecimentos deve ser constante, de modo a estar sempre preparado para desbravar ainda mais o mercado.

Sabendo disso, o site Livros e Atitudes separou aqui 5 livros que todo Social Media precisa ler para alavancar sua carreira. Confira abaixo!

As principais funções de um Social Media de qualidade

Apesar de ser uma das grandes profissões em pauta na atualidade, nem todos são familiarizados com ela e seus conceitos. Afinal, se trata de um tipo de trabalho que só se tornou possível com a democratização da internet e dos smartphones.

Em linhas gerais, podemos definir como Social Media aquele profissional que cria, organiza, planeja e interage com as redes sociais de seus clientes. Comumente, seus principais objetivos são fazer com que uma pessoa pública ou marca ganhe destaque através do aumento de seu número de seguidores.

Se o cliente por exemplo tem como foco o Facebook, o profissional deve dominar ferramenta Facebook Ads. Se você ainda não conhece muito bem, no site do Nucleo Expert você encontra a definição de o que é Facebook Ads e detalhes de como utilizar. 

Parece uma tarefa fácil, no entanto, não é nem um pouco. Afinal, com o excesso de informação difundido pelos milhares de usuários, criar um conteúdo que se destaque sempre é um trabalho árduo.

Sendo assim, para se tornar um social media de sucesso é preciso estar sempre investindo em qualificação, estudos e cursos importantes. Além disso, alguns livros podem ajudar bastante na construção do conhecimento e a desenvolver novas técnicas para conseguir o tão sonhado engajamento.

Os melhores livros para quem é social media

Se você faz parte do grupo que está sempre buscando se atualizar, os livros são ótimos caminhos. Através deles é possível conhecer mais do pensamento de grandes estudiosos e ainda aprender novas técnicas para executá-los. Sendo assim, acompanhe os livros imperdíveis para os profissionais social media!


Marketing e Comunicação da Era Pós-Digital: As Regras Mudaram – Walter Longo

Livro Marketing de comunicação na era pós digital

Com a democratização da internet e os grandes números de acesso a internet, os métodos e impulsos de compra também mudaram completamente. Sendo assim, quem trabalha como social media deve saber dos novos padrões e de como implementá-los em anúncios dentro de seu mercado.

É sobre isso que o livro de Walter Longo trata. Como a adaptação de quem trabalha no ramo deve ser constante e ativa. Além disso, também fala sobre a importância de esquecer os antigos conceitos, pois só assim é possível entender os novos e colocá-los na prática.

Sendo assim, caso você esteja há muito tempo no mercado e sentindo que precisa de inspiração, com toda a certeza será uma das melhores leituras do seu ano!


O Poder do Hábito: Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios – Charles Duhigg

O poder do hábito

Em um primeiro momento, pode ser difícil entender o literal poder que esse livro terá na sua carreira profissional. No entanto, basta olhar o contexto geral da profissão de social media que a compreensão dos fatos fica bem mais fácil.

Afinal, todos nós estamos nas redes sociais e as olhamos várias vezes ao dia por conta do hábito. Elas já fazem parte da nossa rotina diária, sendo a primeira coisa que olhamos ao acordar e a última a dormir.

Sendo assim, é preciso compreender o quanto esses hábitos fazem diferença nos consumidores. Depois disso, aprender como utilizá-los para causar o impacto necessário que resultará no crescimento e impulsão da marca.

Para um social media, o mais importante é entender o seu público. Afinal, apenas assim é possível agradá-lo e oferecer o que ele mais deseja. Sabendo disso, não perca tempo e comece hoje mesmo a entender o hábito de seus futuros consumidores.

Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital – Philip Kotler / Hermawan Kartajaya / Iwan Setiawan

Marketing 4.0 Kotler

Se tem uma coisa que é mais do que evidente para os profissionais do meio é que a publicidade mudou. Com isso, continuar criando conteúdo no formato que fazia sucesso anteriormente é assinar seu atestado de fracasso. Sendo assim, é preciso entender mais sobre essa transformação e como adequar seus trabalhos a ela.

Em Marketing 4.0 Philip Kotler mostra mais uma vez o porquê de ser chamado de pai do marketing digital. Junto com Hermawan e Iwan, ele examina as etapas de toda a mutação entre as duas fases. Dessa forma, é possível entender quais as métricas fazem mais sucesso e podem ser adaptadas dentro das redes sociais.

Outro fator importantíssimo é o quanto este livro trata sobre as preferências do consumidor dentro do mundo atual. Como o consumo constante da internet afeta diretamente a ideia de necessidade e urgência, despertando diferentes gatilhos na mente dos usuários.

Sabendo disso, torna-se evidente o quanto esse conteúdo não é apenas importante, mas necessários aos adeptos da profissão.


Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI – Rafael Rez

Marketing de conteúdo

Não existe livro mais adequado para um social media da era atual. Afinal, não é novidade para ninguém o quanto o marketing de conteúdo tem produzido resultados milagrosos em canais pouco conhecidos.

Através dele é possível se aproximar do consumidor, ganhar credibilidade através de informações confiáveis e ainda ter um canal de relação direta, recomendando seus próprios produtos e serviços.

Esse livro não ensina apenas como aplicar as técnicas na prática, mas como aprendê-las fará a diferença dentro de seu dia a dia como profissional. Sendo assim, vale dedicar algumas horas a leitura, para ter um futuro ainda mais brilhante dentro do mercado digital.


Nocaute: Como Contar Sua História No Disputado Ringue Das Redes Sociais – Gary Vaynerchuk

Nocaute - Ringue das redes sociais

Ganhar destaque dentro das redes sociais obviamente não é uma tarefa fácil. É preciso enfrentar diferentes barreiras e concorrentes que se equiparam a adversários dentro de um ringue. Essa é a metáfora utilizada por Gary Vaynerchuk em seu livro que é, literalmente, um nocaute.

Através dele é possível entender quais são as melhores técnicas utilizadas para se destacar dentro do mercado. Além disso, também fica fácil compreender como podemos fazer uso de nossas próprias histórias e fatos para minar a concorrência.

Nos tempos passados, quem conseguia visibilidade era quem já tinha muita, por conta de seu nome. Ou seja, ocorria uma dominância no topo de vendas, a qual ser derrubada era uma tarefa quase impossível.

Atualmente, no entanto, com o crescimento das redes sociais, essa desigualdade pode ser destruída de maneira bem mais simples. Afinal, todos têm a mesma oportunidade e, utilizando as técnicas certas, podem conseguir mais ou menos destaque dentro de seus nichos.

No livro de Gary é possível ver exemplos práticos do que funciona e o que fracassa na publicidade atual. Desse modo, o profissional da nova era entende as ações que deve tomar, em que momento deve começar a aplicá-las e, principalmente, o impacto que elas terão dentro de seus resultados.

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados