fbpx

Como organizar livros de forma prática e rápida?

Destaque 9
Como Organizar Livros

Diga adeus à bagunça em sua biblioteca pessoal com essas 3 formas diferentes de organizar livros.

Sua coleção pessoal de livros saiu do controle? Não consegue mais encontrar os livros que precisa com facilidade? Saiba que muitos outros leitores de plantão também passam por esses problemas.

Felizmente, isso é fácil de resolver e esse post é inteiramente dedicado a esclarecer como organizar seus livros sem perder tempo!

Confira três formas focadas na praticidade e rapidez que separamos para você.

3 métodos práticos e rápidos de organizar livros

Dicas para organizar livros

Antes de iniciar a história da arrumação dos seus livros, vamos ao prefácio. Fazer um levantamento de todos os exemplares que você possui é a atitude que deve preceder a aplicação de qualquer uma das formas de organização que iremos sugerir.

Analise sua coleção

Agrupe todos os exemplares que você possui e faça uma triagem. Esse é o momento de desapegar e permanecer apenas com os livros dos quais você realmente precisa.

Descarte os livros muito danificados, mofados ou com qualquer desgaste que impeça seu uso ou doação.

Os exemplares em bom estado, mas que já não tem serventia ou simplesmente não despertam mais seu interesse são candidatos à doação ou até à venda. Separe-os e pesquise por bibliotecas públicas em sua região que aceitam doações ou sebos interessados em adquirir livros.

Ao finalizar o levantamento, você poderá estimar se a estante que possui tem a capacidade necessária para armazenar os livros.

Pondere se é preciso instalar prateleiras ou adquirir uma nova estante para livros a fim de acomodar as obras. Se a restrição de espaço for um problema, opte por estantes mais altas, pois elas apresentam maior capacidade de armazenamento e ocupam menos área horizontal.

1. Organize com ajuda do alfabeto

Esse modo de organizar livros garante que você encontre rapidamente um título específico. Colocá-lo em prática exige um investimento de tempo que irá variar conforme o tamanho de sua coleção.

Porém, todos os instantes investidos ordenando seus exemplares serão convertidos em praticidade e economia de tempo no futuro, pois os livros estarão em uma sequência lógica e simples de consultar.

O aspecto que pode ser visto como indesejado desse método é comum aos outros dois que abordaremos na sequência. Visto que o foco é a praticidade e rapidez, o apelo visual fica em segundo plano. Isso ocorre porque o objetivo não é respeitar o padrão de altura e cores dos livros.

Aqui estão duas sugestões de como você pode colocar esse método em prática:

Ordem alfabética por sobrenome do autor

Esse método é o mais tradicional e adotado por biblioteca e livrarias. Ele consiste em ordenar os exemplares pela primeira letra do sobrenome do autor. Se quiser, você pode optar pela primeira letra do nome.

Os livros escritos por cada autor devem ficar em ordem alfabética por título. Essa forma de organizar livros é interessante para quem possui muitos exemplares de um mesmo escritor. Ela pode ser menos efetiva para quem não memoriza os nomes dos autores.

Ordem alfabética por título da obra

Igualmente prática, essa opção não exige a memorização de nomes ou sobrenomes de escritores. Ela também permite que outras pessoas possam navegar pelo seu acervo e encontrar alguma obra, caso necessário.

2. Separe seus livros por categorias, assuntos ou gêneros

O aspecto central desse método é manter agrupados os livros que dividem alguma similaridade. Se a sua biblioteca pessoal conta com variedade de temas e tipos de livros, essa é uma ótima forma de ordená-la.

As categorias podem ser definidas como você preferir. A mais comum é a organização por gêneros. Nela, por exemplo, os títulos de ficção científica ficam próximos a outros livros de ficção científica. O mesmo vale para os romances, autobiografias, entre outros.

Seguindo o mesmo princípio, agrupe livros por assunto: os exemplares sobre arte, os sobre biologia, os de ficção, história, e assim por diante.

Outra opção é criar sua própria categorização. Estabeleça grupos que fazem sentido para você, mas não deixe de lado a praticidade.

Para um toque a mais de organização e cuidado, imprima etiquetas com os nomes das categorias escolhidas e fixe na estante a fim de delimitar o início de cada grande grupo de livros.

3. Categorize conforme uso e status de leitura

Essa proposta de organização é mais dinâmica do que as demais, porque visa acompanhar o seu comportamento leitor atual.

Para aplicá-la, recomendamos que os seus exemplares sejam separados conforme a frequência em que precisam ser consultados e com base no status de leitura (lidos e ainda por ler).

As divisões da estante podem auxiliar nesse método de organizar livros. Eleja uma prateleira para ser o lar de cada um dos grupos.

A porção da estante que fica no nível do olhar e com acesso facilitado deve ser a moradia dos livros mais utilizados. Os títulos para consulta, como dicionários, apostilas de estudos ou o livro que está sendo lido no momento devem residir nesse espaço.

Nas prateleiras vizinhas a essa, posicione os livros que você ainda não leu e seus títulos prediletos. Em relação aos não-lidos, ordene-os com base no seu desejo ou necessidade de lê-los.

Já as obras favoritas, com dedicatórias, capas especiais, aquelas que você gosta de folhear ou ler para relaxar, podem ficar em uma prateleira própria. Enfeite esse espaço com alguns itens decorativos e traga um pouco da sua personalidade à estante.

Reserve a última e a primeira prateleira da sua estante de livros, aquelas menos acessíveis, para os títulos que raramente são utilizados.

Combine os diferentes métodos

Os elementos de cada um dos métodos acima podem ser combinados para organizar sua coleção. Portanto, se nenhuma delas em específico lhe pareceu interessante, experimente “montar” sua própria estratégia combinando os pontos que julgou mais úteis.

Por exemplo: separe seus livros favoritos e ordene-os por título ou por gênero ou, quem sabe, por assunto? Agrupe os exemplares por gênero e depois ordene por lido ou não lido ou pelo nome dos autores.

As possibilidades são amplas e a experimentação fará com que você encontre a forma de organizar livros que melhor funcionam para sua coleção e comportamento enquanto leitor.

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados