fbpx
Publicidade

Melhores materiais de estudo para ESA

Concursos 25
homem estudando

Se você não sabe o que estudar para passar na ESA, precisa interromper o que está fazendo imediatamente e ler este artigo. A tradição das competições da ESA é cobrar sempre as mesmas disciplinas. 

Ou seja, se você começar a se preparar agora, conforme o edital anterior, suas chances de ser aprovado ficam entre 80% e 90%. Mas, para isso, você precisa de rotinas organizadas e de um plano de aprendizagem para as competições da ESA.

Se você não sabe o que aprender para a competição da ESA, precisa parar o que está fazendo imediatamente e ler este artigo. A tradição das competições de materiais‌ ‌de‌ ‌estudo‌ ‌para‌ ‌ESA‌ é cobrar sempre as mesmas disciplinas. 

Ou seja, se você começar a se preparar agora, conforme o edital anterior, suas chances de ser aprovado ficam entre 80% e 90%. 

Mas, para isso, você precisa de rotinas organizadas e de um plano de aprendizagem para as competições da ESA. E, por isso, apresentei passo a passo como fazer um plano de estudos.

Dicas para criar um plano de estudos

1 – Tenha uma rotina

Antes de planejar o estudo, você precisa entender o que está fazendo durante o dia. Pense na sua semana, ou mesmo faça uma planilha à mão no seu computador, listando suas atividades e tempo de execução.

A partir disso, podemos observar quais atividades são essenciais e quais atividades podem ser reduzidas, de forma a ganharmos tempo para aprendermos com liberdade. Preste muita atenção neste momento, o plano de estudos será o seu parceiro de longo prazo para ajudá-lo a atingir os objetivos de competição dos seus sonhos.

2 – Faça seus horários corretamente

Agora que você pode controlar sua vida diária, é hora de determinar quanto tempo você tem disponível e quanto tempo você gastará aprendendo. 

Dica: Não é porque você vai limitar o seu horário de trabalho, por isso é necessário observá-lo rigorosamente. Qualquer tempo extra pode ser usado para revisar ou resolver exercícios.

  •  – dormir: não existe uma regra para quantas horas precisamos descansar. Algumas pessoas precisam de oito horas de sono, enquanto outras cinco horas são suficientes para se refrescar. O método aqui é o “método de tentativa e erro”: se você ainda estiver com sono após essas oito horas de sono, tente dormir menos. Ao tentar, o aluno finalmente encontrou o equilíbrio e poderá desfrutar de mais matérias aprendidas no dia seguinte.
  • Lazer e descanso: já ouviu falar do termo “rato de academia”? Eles são aqueles que se exercitam constantemente e parecem estar na academia o tempo todo. 
  • Nesse ponto, você se tornou um “rato de biblioteca”? Muitos competidores abriram mão dos momentos de lazer e descanso, acreditando que precisam de 100% do tempo para se concentrar. O problema é que isso cansa o cérebro e não consegue absorver todo o conteúdo pesquisado. 

A mesma coisa acontece quando você está lendo um livro e percebe que não está prestando atenção e precisa voltar ao início.

Divertir-se com a família no fim de semana, brincar com o cachorro ou assistir a um filme pode trazer um sentimento edificante para seus preparativos e ajudá-lo a aprender o conteúdo.

Você também pode definir sua meta de tempo de lazer incluindo um capítulo do curso ou alcançando “x” questões em uma simulação.

3 – Veja as matérias importantes

Recomendamos um valor médio, por assim dizer, em função da quantidade de material e do peso cobrado no aviso correspondente. 

Portanto, podemos prestar mais atenção aos temas que passam uma questão ou outra pode significar a diferença entre passar, ou reprovar. Para histórias de que não gostamos, uma dica: o pensamento positivo pode ajudar. Sério! 

Em vez de pensar “Não gosto deste curso”, você pode dizer “À medida que eu estudar, este curso se tornará cada vez mais interessante.” Com isso, nosso cérebro vai regular essas informações e não vai colocar barreiras ao conhecimento que não é o nosso assunto preferido (… ainda não).

  •  – Compartilhamento de tempo: após responder à pergunta sobre quais tópicos merecem destaque, começaremos a alocar o tempo disponível. Lembre-se: na linha do tempo, vamos dividir por tema. 
  • O conteúdo será controlado por você, mas deve ser feito em outra aba da planilha ou mesmo em um caderno, para que você sempre saiba o que aprendeu, o que deseja revisar e o que ainda aprenderá.

4 – Faça redações

Um dos maiores erros de quem estuda para as competições da ESA é não ter uma redação de treinamento. 

Mesmo que você não tenha um professor para revisar seu texto, é importante pegar tópicos e até possíveis tópicos de exames anteriores e escrever uma redação toda semana. Uma boa dica é pedir a um amigo para ler e depois dizer se a informação está clara. 

Lembre-se de que você só pode fazer isso se não puder pagar ao professor para fazer essas correções. Correções com profissionais irão prepará-lo melhor.

5 – Tenha ciclos de estudos

Agora que você sabe quando vai estudar, é hora de distribuir o material em uma semana. Minha sugestão é que você faça um ciclo de aprendizagem, no qual cada disciplina terá um determinado tempo de acordo com suas dificuldades pessoais.

 A ideia é distribuir o material no tempo que você decidir estudar e fechar todo o conteúdo da notificação. Depois disso, você só precisa verificar e resolver o problema. Entendido?

Por exemplo, você pode separar assim:

Independentemente de você ter 6 horas de estudo, você pode seguir este plano. No entanto, em vez de completar todas as disciplinas em um dia, existem dois dias ou mais.

Por exemplo, se você tem 3 horas de estudo na segunda-feira, você pode estudar matemática, português e história, e na terça você pode estudar geografia, inglês e conhecimentos específicos. Entendido? 

Outra opção é atribuir todas as disciplinas em uma semana e estudar uma a cada dia. Mas, não gosto muito desse método, porque ele o torna muito pessoal. Isso porque se você não puder estudar na terça-feira, como o Dia da Matemática, só poderá ver o material em outra semana.

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados