fbpx

10 Melhores Livros de Economia [2020]

Economia 38
Melhores Livros de Economia

Veja aqui quais são os melhores livros de economia? Você pode querer aprender mais sobre o tema, aprofundar os seus estudos acadêmicos ou até mesmo descobrir o que pode fazer com o dinheiro por meio de algumas obras de extrema importância para a área.

E, para ajudar na tarefa de investir nos melhores livros para dar continuidade ao seu aprendizado, preparamos um guia completo com diversas indicações para você!

Vamos conferir? Descubra quais são os 10 melhores livros de economia:


#1 Crash: Uma Breve História da Economia

Autor: Alexandre Versignassi

Uma breve História da Economia

A obra de Alexandre Versignassi aborda mais de 12 mil anos de civilização. Com isso, o autor consegue traçar paralelos entre o passado e o presente, compreendendo melhor como funcionam conceitos importantes da economia.

Ao longo da leitura, você vai entender melhor o que são, qual o valor e como funcionam as moedas, além de taxas como o câmbio e a inflação. Além disso, a obra decifra também o universo das ações, das criptomoedas, do Tesouro Nacional e de crises como a Grande Depressão.

Nesta terceira revisão, a obra foi atualizada para englobar a realidade da terceira década do século XXI. Além dos conceitos clássicos já inclusos nas edições anteriores, agora você vai aprender mais sobre economia dos pontos de vista históricos, psicológicos e até mesmo biológicos.

Características:
Capa comum: 352 páginas
Editora: Harper Collins; Edição: 1 (9 de setembro de 2019)
Link do Livro na Amazon


#2 Tudo o que você precisa saber sobre economia: Um curso intensivo sobre dinheiro e finanças

Autor: Alfred Mill

Tudo o que você precisa saber sobre Economia

O objetivo de Alfred Mill ao publicar esse livro foi basicamente ensinar tudo o que você precisa saber sobre economia, mas que nunca te explicaram! Afinal, essa é uma ciência que permeia grande parte do nosso cotidiano em sociedade.

Logo, por sermos dependentes da economia para nos sustentarmos, é imprescindível saber mais sobre o tema.

Como muitas pessoas se sentem confusas em relação ao dinheiro e termos como micro e macroeconomia, o autor reuniu as principais teorias de forma didática nesse livro. Você vai aprender mais sobre os aspectos teóricos, mas também como eles podem ser aplicados no dia a dia.

Afinal, o livro responde perguntas como por que você deve escolher a inflação e não a deflação, o que é capital, o que são juros, como funciona o sistema bancário e muito mais.

Portanto, é leitura obrigatória para estudantes e também para pessoas que querem se aprofundar mais no assunto.

Características:
Capa comum: 240 páginas
Editora: Gente; Edição: 3 (1 de junho de 2017)
Link do Livro na Amazon


#3 Economia: O que é, para que serve e como funciona

Autor: Charles Wheelan e George Schlesinger

Economia: O que é pra que serve como funciona

Quem busca uma obra simples e didáticas para entender os desafios do mundo em que vivemos pode ter encontrado o livro perfeito.

Sem complicar as coisas com gráficos, equações ou jargões da economia, os autores buscam explicar de forma descomplicada tudo o que você sempre quis saber sobre economia.

Ao utilizar exemplos que vemos praticamente todos os dias, a obra consegue mostrar a importância da economia e como ela realmente está presente em tudo o que convivemos no cotidiano.

Você vai aprender o que é e por que existe a inflação, o impacto do governo, bancos e comércio mundial na economia local, as vantagens e desvantagens da globalização, o que são os incentivos públicos e muito mais!

Características:
Capa comum: 384 páginas
Editora: Zahar; Edição: 1 (1 de fevereiro de 2018)
Link do Livro na Amazon


#4 Introdução à Economia

Autor: N. Gregory Mankiw

Introdução à Economia

O livro parte da premissa de que entender o que é e como funciona a economia é importante para todas as pessoas. Seja para economistas, engenheiros, políticos, comerciantes, enfim. Em qualquer profissão e setor de atuação, vemos conceitos econômicos constantemente.

Logo, a obra funciona como um guia introdutório ao tema. O professor de Harvard é considerado um dos maiores especialistas da área e consegue, com êxito, abranger diversos conceitos imprescindíveis para a compreensão do setor econômico e o impacto que a teoria tem no nosso cotidiano.

O livro é tão completo que se tornou favorito de professores e estudantes ao redor do mundo. Mas, se você acredita que por ser escrito por um professor de Harvard ele é difícil de entender, você está enganado!

Sua linguagem é amigável, clara e eficiente. Além disso, a obra conta também com recursos disponíveis na internet para complementar os seus estudos.

Características:
Capa comum: 720 páginas
Editora: Cengage Learning; Edição: Tradução Da 8ª Edição Norte-Americana (24 de janeiro de 2019)
Link do Livro na Amazon


#5 Economia na palma da mão: Do economês para o português

Autor: Carlos Eduardo Soares Gonçalves e Bruno Cara Giovannetti

Economia na palma da mão

Como o próprio nome já diz, o objetivo desta obra é traduzir a economia “do economês para o português”. É justamente por isso que não poderia ficar de fora da nossa lista com os melhores livros de economia!

O público alvo da obra são as pessoas que gostariam de entender mais sobre o que é a economia. Quem finge saber do que os jornalistas na televisão estão falando quando citam a “bolha financeira” ou até mesmo quem deseja investir em algo além da poupança, mas não sabe quais são as possibilidades.

Com linguagem simples, didática e clara, “Economia Na Palma da Mão” usa o humor para explicar conceitos elaborados e teóricos do setor econômico. Saiba mais sobre o PIB, rprêmio de risco, equilíbrio de mercado e muito mais!

Características:
Capa comum: 232 páginas
Editora: Benvirá; Edição: 1 (16 de outubro de 2015)
Link do Livro na Amazon


#6 Economia: Modo de usar: Um guia básico dos principais conceitos econômicos

Autor: Ha-Joon Chang, Isa Mara Lando, e outros

Economia modo de usar, um guia básico dos principais conceitos econômicos

Quando falamos em livros de economia, é comum encontrar obras que focam em apenas um conceito: seja na macro ou microeconomia, seja em investimentos, câmbio monetário, enfim. Porém, uma das grandes vantagens deste livro é ser versátil e abrangente.

A obra introduz uma grande variedade de teorias econômicas, da clássica à keynesiana.

Em cada tema, são apresentados os pontos fortes e fracos, além de ferramentas necessárias para compreender um mundo em que os países estão cada vez mais conectados entre si.

São tratados temas como a desigualdade na China, o futuro do euro e até mesmo as condições atuais da indústria de manufatura norte-americana. Portanto, trata-se de uma obra precisa sobre economia global e como esses conceitos teóricos afetam a nossa vida.

Características:
Capa comum: 464 páginas
Editora: Portfolio; Edição: 1 (15 de maio de 2015)
Link do Livro na Amazon


#7 50 ideias de economia que você precisa conhecer

Autor: Edmund Conway

50 ideias de economia que você precisa conhecer

Em 50 capítulos, o autor Edmund Conway, jornalista britânico, funciona como um guia definitivo para que você aprenda tudo o que gostaria de saber sobre a economia. São tratados temas como oferta e procura de trabalho, crises de crédito, globalização e muito mais.

Um dos grandes destaques do livro é a organização em formato de itinerário. Ou seja, conforme a leitura, você começa a se aprofundar em temas mais complexos, mas sem perder a linguagem prática e simplificada.

Dentre os temas tratados, podemos destacar a teoria de Adam Smith e a mão invisível do mercado, a lei da oferta e demanda, macro e microeconomia, bolhas especulativas, mercados monetários, a discussão de capitalismo x comunismo, teorias recentes do segmento econômico e muito mais!

Características:
Capa comum: 216 páginas
Editora: Planeta; Edição: 1 (15 de maio de 2015)
Link do Livro na Amazon


#8 Economia Brasileira Contemporânea

Autor: Gremaud/Vasconcellos/Toneto Jr.

Economia Brasileira Conteporânea

Nesta obra, que é tão importante dentre os livros de economia, você vai conferir uma análise histórica e setorial do desenvolvimento econômico brasileiro.

Além de definir as principais variáveis macroeconômicas em termos teóricos, os autores mantêm o foco nas questões relacionadas ao Brasil.

São discutidos ainda alguns aspectos demográficos, formas de mensuração do produto nacional e o próprio conceito de economia.

O desemprego e a inflação também são pontuados como problemas que podem atrapalhar esse desenvolvimento econômico.

Além disso, você vai entender também conceitos mais complexos, como as políticas fiscais, monetárias e externas, além do impacto que elas têm em nossa sociedade. O livro é um ótimo guia para quem quer compreender melhor as políticas econômicas do Brasil.

Características:
Capa comum: 768 páginas
Editora: Atlas; Edição: 8 (21 de dezembro de 2016)
Link do Livro na Amazon


#9 Economia numa única lição

Autor: Henry Hazlitt

Economia Brasileira numa única lição

Escrito por Henry Hazlitt, a obra “Economia Numa Única Lição” é uma análise de grandes falácias da economia. Para o autor, essas falácias são tão recorrentes que tornaram-se quase uma nova ortodoxia.

O único impeditivo, porém, é a contradição na qual essa própria ortodoxia entra. Logo, esses paralelos dispersam as pessoas que aceitam essas premissas e acabam criando centenas de novas “escolas” dentro da economia.

Logo, podemos dizer que essa “única” lição é o conjunto da economia como uma teoria diversa, mas única, na qual cada corrente se completa para criar os macros com os quais já estamos acostumados.

Características:
Capa comum: 208 páginas
Editora: LVM Editora; Edição: 4 (1 de janeiro de 2010)
Link do Livro na Amazon


#10 Economia Básica: Um guia de economia voltado ao senso comum

Autor: Thomas Sowell

Economia Básica

Sem nenhum tipo de gráfico ou equação, escrito em linguagem simples e livre de jargões econômicos, o livro tem como objetivo ser compreendido por pessoas sem nenhum tipo de conhecimento prévio sobre economia.

Logo, visa atingir não apenas o público geral, mas também os estudantes que acabaram de ingressar nesse universo tão vasto.

Um dos grandes destaques desse livro de economia é a explicação da teoria por meio de situações da vida real.

Por meio de coisas que acontecem em países de todo o mundo, a teoria é exemplificada. Logo, você consegue enxergar o conceito no seu dia a dia e memorizar a explicação com muito mais facilidade.

Para o autor, entender economia deveria ser “tão fácil quanto abrir os olhos”. Logo, ele traz os mais diversos e complicados conceitos para uma linguagem simplificada e compreensível.

Características:
Capa comum: 368 páginas
Editora: Editora Alta Books; Edição: 5 (22 de março de 2018)
Link do Livro na Amazon


Pronto! Agora que você já conhece os principais livros de economia, basta escolher aquele com o qual você mais se identificou.

E se você gosta de economia pode gostar também dos artigos abaixo, confira:

Melhores Livros Sobre Finanças e Investimentos
Melhores Livros de Contabilidade

Independente de qual é o seu objetivo com a leitura, não há dúvidas de que todas essas obras podem oferecer um conhecimento muito mais amplo sobre o setor econômico.

Boa leitura! Caso você tenha alguma dúvida ou queira indicar uma nova obra, deixe seu comentário abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados