15 Melhores Livros Sobre Finanças e Investimentos de Todos os Tempos [2019]

Economia 370
Post livros sobre investimentos
15 Melhores Livros Sobre Finanças e Investimentos de Todos os Tempos [2019]
5 (100%) 1 vote[s]

Tenho certeza que você já se imaginou com muito dinheiro e poder alcançar a sua independência financeira, e seu interesse por livros sobre investimentos mostra que você está no caminho certo.

A forma mais segura e certeira de conquistar um patrimônio consistente e sólido na vida é sabendo investir bem seu dinheiro que você recebe e fazer o dinheiro trabalhar por você para te dar bons retornos no longo prazo.

Ainda assim, mesmo que você seja o felizardo ganhador da Mega sena no próximo concurso, saber onde e como aplicar o seu dinheiro é essencial para garantir que você não vai entrar na estatística daqueles que ganham muito dinheiro e ficam pobres em seguida.

Por isso é tão importante estudar as alternativas disponíveis e desenvolver, principalmente, sua mentalidade, para poder tomar as decisões certas no momento certo.

Nessa lista você vai ver os melhores livros sobre investimentos onde você vai encontrar a fonte mais completa de informações.

E saiba que a maioria dos cursos de investimentos que existem por ai é apenas um resumo falado desses livros aqui nessa página.

Então não perca tempo, faça o primeiro investimento para o seu patrimônio e futuro comprando, lendo e aplicando os conhecimentos de alguns dos livros listados abaixo!


#1 O investidor inteligente

Autor: Benjamin Graham

Capa do Livro o investidor inteligente de Benjamin Graham

Este livro é o clássico dos clássicos quando o assunto é investimentos. Benjamin Graham foi um influente economista americano, considerado por muitos o maior consultor de investimentos do século XX e seu livro inspirou milhões de investidores em todo o mundo.

O mais famoso seguidor da metodologia de Graham é Warren Buffett, um multibilionário na lista dos mais ricos do mundo que construiu sua fortuna seguindo os ensinamentos desse livro.

As listas de livros aqui do Livros e Atitudes não costumam ter uma ordem de preferência, nem classificação de melhor ou pior.

Nesta sobre investimentos também não tem uma classificação, mas “O investidor inteligente” merece estar em primeiro lugar em sua escolha de compra.

“Se você tiver que ler um só livro sobre investimentos em toda a sua vida, que seja esse.” ― Fortune

“De longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito.” — Warren Buffett

Seu conceito de “valor de investimento” protege os investidores de cometer erros substanciais e os ensina a desenvolver estratégias de longo prazo.

Isso fez com que O investidor inteligente se tornasse a bíblia do mercado de ações desde sua primeira publicação, em 1949.

A partir daí, as evoluções do mercado provaram a sabedoria das estratégias de Graham. Esta edição conta ainda com atualizações e apontamentos do jornalista Jason Zweig, além de prefácios de Warren Buffett e Armínio Fraga.

 “Com base em sua abordagem, vários discípulos de Graham ― com destaque para Warren Buffett, talvez o mais famoso de todos os tempos ― ainda hoje praticam esse método com extraordinário sucesso. Apesar de sua ampla difusão no mundo, as lições de Graham mantêm sua validade graças às extremas (e nem sempre racionais) flutuações que acontecem nas bolsas de valores do mundo. Como não há possibilidade real de que tais flutuações deixem de ocorrer, deixo aqui minha mais entusiástica recomendação deste brilhante e claríssimo livro. Bom proveito!” ― Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central do Brasil

Características:
Capa comum: 672 páginas
Editora: HarperCollins; Edição: 2ª (25 de janeiro de 2016)
Link do Livro na Amazon


#2 Os axiomas de Zurique

Autor: Max Gunther

Capa do Livro Axiomas de Zurique

Neste livro Max Gunther revela os segredos de um grupo de homens na Suíça que decidiu ganhar dinheiro, depois da Segunda Guerra Mundial, investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de commodities a moedas estrangeiras.

Com seu sucesso, ganhara muito dinheiro e transformaram a Suíça em um dos países mais ricos do mundo.

Neste livro, o autor apresenta as regras e princípios que esses homens constituíram para diminuir riscos e aumentar lucros. Essas regras preciosas estão divididas em 12 Axiomas principais e 16 secundários, que devem ser seguidos em busca de sucesso.

O autor Max Gunther foi jornalista e escritor especializado em economia e finanças. Seu pai foi um dos formuladores dos Axiomas.

Aos 13 anos, Max obteve seu primeiro ganho de capital no mercado de ações e não parou de lucrar desde então. Nasceu na Inglaterra, migrou aos 11 para os Estados Unidos, onde se graduou pela Universidade de Princeton e iniciou sua carreira promissora.

Características:
Capa comum: 208 páginas
Editora: Best Business; Edição: 1ª (2 de março de 2017)
Link do Livro na Amazon


#3 O Homem Mais Rico Da Babilônia

Autor: George S. Clason

Capa do Livro: O homem mais rico da Babilôni

Agora em uma edição de luxo exclusiva da Amazon, este clássico absoluto do gênero, com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo, traz as profundas lições sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros.

Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos ― os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo ―, George S. Clason mostra soluções ao mesmo tempo sábias e muito atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de riqueza, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, garantir uma renda para o futuro, manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias habilidades, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.

Características:
Capa comum: 160 páginas
Editora: HarperCollins (22 de abril de 2019)
Link do Livro na Amazon


#4 A lógica do Cisne Negro

Autor: Nassim Nicholas Taleb

Capa do Livro A lógica do Cisne Negro

O Cisne Negro era considerado um animal inexistente porque nunca se registrou o nascimento de nenhum, até que, inesperadamente, apareceu um na Austrália no século XVII.

Neste livro fascinante, Nassim Taleb mostra que estamos constantemente à mercê do inesperado, ao contrário do que dizem muitos gurus e especialistas de investimentos que acham que podem prever o futuro.

O autor dá o nome de Cisne Negro para esses eventos que acontecem inesperadamente e pegam todos de surpresa, como o animal que todos achavam que não existia, mas nasceu surpreendendo a todos.

Um Cisne Negro é um evento com três características altamente improváveis: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável.

O sucesso surpreendente de empresas como o Google foi um cisne negro, assim como  foi o atentado às torres gêmeas em  11 de Setembro.

Para o autor, os cisnes negros são a base de quase tudo o que acontece no mundo, da ascensão das religiões à nossa vida pessoal.

Nesta obra, Taleb oferece ferramentas que nos permitem lidar com os cisnes negros e tirar proveito deles. Com análises que transitam em áreas aparentemente distintas – teoria das probabilidades, negócios, ciências cognitivas etc. -, A lógica do Cisne Negro mudará sua visão de mundo.

Características:
Capa comum: 464 páginas
Editora: Best Seller (16 de julho de 2008)
Link do Livro na Amazon


#5 Investindo em Ações no Longo Prazo: O Guia Indispensável do Investidor do Mercado Financeiro

Autor: Jeremy J. Siegel

Capa do Livro: Investindo em Ações no Longo Prazo

Jeremy J. Siegel  é professor de finanças da Cátedra Russell E. Palmer da Wharton School, Universidade da Pensilvânia.

Comentarista frequente do CNBC, da NPR, do Bloomberg e de outros veículos de comunicação, é colunista da Kiplingers e já escreveu inúmeros artigos para The Wall Street Journal, Barrons e Financial Times.

Também atua como conselheiro sênior de estratégia de investimentos na WisdomTree Investments.

Esta 5ª edição deste clássico sobre o mercado financeiro inclui a tão aguardada análise de Jeremy Siegel sobre a quebra do mercado imobiliário americano, a crise financeira e a consequente recessão mundial.

Com uma mistura potente de novas evidências, pesquisas e análises apoiando suas ideias, Siegel traz respostas para todas as dúvidas importantes de hoje, como “quais são as fontes do crescimento econômico de longo prazo?” e “como se proteger contra a instabilidade da moeda?” Leitura obrigatória para todo investidor e consultor que deseja entender a fundo as forças que movem os mercados atuais, este livro apresenta a mais completa síntese disponível sobre as tendências históricas e o ajudará a desenvolver uma carteira de longo prazo confiável e lucrativa.

Características:
Capa comum: 448 páginas
Editora: Bookman; Edição: 5ª (27 de fevereiro de 2015)
Link do Livro na Amazon


#6 Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos

Autor: Nassim Nicholas Taleb

Capa do Livro Antifrágil de Nassim Taleb

Outra obra de leitura obrigatória de Taleb que completa magistralmente o livro A lógica do cisne negro.

No seu primeiro livro, Taleb nos mostra que eventos inesperados acontecem o tempo todo e podem causar efeitos incríveis ou devastadores a todos nós.

Em Antifrágil Taleb mostra como a incerteza ou um evento improvável pode ser ótimo para quem está estrategicamente preparado para qualquer situação. Ele propõe que construamos mais coisas resistentes ao imponderável estabelecendo o conceito do antifrágil.

Por que as cidades-estado são melhores que os estados-nação? Por que o débito é ruim para você? Por que o que chamamos de “eficiência” não é nem um pouco eficiente?

Por que as respostas e políticas sociais do governo protegem os fortes e ferem os fracos? Por que você deve escrever sua carta de demissão antes mesmo de começar no emprego? Como o desastre do Titanic salvou vidas?

Estas e outras perguntas são respondidas neste livro que engloba análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro, decisões que podem mudar uma vida inteira, política, planejamento urbano, guerra, finanças pessoais, sistemas econômicos e medicina.

Características:
Capa comum: 664 páginas
Editora: Best Business (3 de julho de 2014)
Link do Livro na Amazon


#7 Pai rico o guia de investimentos

Autor: Robert Kiyosaki

Capa do Livro Pai Rico O Guia de Investimentos

Muitas pessoas dizem: ‘Quando tiver bastante dinheiro, meus problemas financeiros vão terminar.’ O que acontece na prática é que ter muito dinheiro é um problema quase tão grande quanto não ter o suficiente.

Neste livro, você aprenderá a diferença entre os dois tipos de problema financeiro. Um é o de não ter dinheiro. O outro, de ter demais. Uma das razões pela qual tantas pessoas quebram depois de ganhar muito dinheiro é que não sabem lidar com o problema de ter muito dinheiro.

Em O Guia de Investimentos você verá como lidar com as questões de insuficiência de dinheiro, como ganhá-lo e aprender a investir.

Em outras palavras, O Guia de Investimentos não lhe ensinará apenas a ganhar muito dinheiro, mas, principalmente, a mantê-lo. Você terá respostas para as seguintes perguntas: Como posso investir se não tenho dinheiro? Devo investir em imóveis, fundos mútuos ou ações? Posso comprar imóveis ou ações sem dinheiro? É preciso ter dinheiro para ganhar dinheiro? Investir não é arriscado? Como obter retornos altos com riscos baixos?

Características:
Capa comum: 464 páginas
Editora: Alta Books; Edição: 1ª (29 de agosto de 2017)
Link do Livro na Amazon


#8 Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde

Autor: Décio Bazin

Capa do Livro Faça Fortuna com Ações

Décio Bazin é um jornalista e investidor que criou uma metodologia de investimentos em ações conhecida como Método Bazin.

Para que você tenha uma ideia da efetividade desse método, veja abaixo o comparativo com o rendimento do índice Ibovespa desde 1999.


Fonte: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/entenda-estrategia-de-decio-bazin/

Você deve avaliar qualquer metodologia de investimentos sem se apegar à retórica ou a teorias mirabolantes, avalie os resultados e eles te dirão se vale a pena ou não.

Por isso, este livro é essencial para quem deseja aprender e aplicar uma metodologia de investimento em ações que funciona.

Características:
Capa comum: 342 páginas
Editora: CLA Cultural; Edição: 6ª (2006)
Link do Livro na Amazon


#9 Fora da Curva. Os Segredos dos Grandes Investidores do Brasil e o que Você Pode Aprender com Eles

Autor: Vários autores

Capa do Livro: Fora da Curva

Organizado pelo investidor Florian Bartunek, pelo advogado e sócio da Casa do Saber Pierre Moreau e pela jornalista Giuliana Napolitano, Fora da curva reúne depoimentos de alguns dos maiores investidores do país – como André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché, José Carlos Reis de Magalhães Neto, Luiz Fernando Figueiredo, Meyer Joseph Nigri, Pedro Damasceno e o próprio Bartunek.

No total, eles administram cerca de R$ 80 bilhões. Muitas dessas personalidades são avessas a entrevistas, mas decidiram contar a história de suas carreiras a fim de espalhar valiosas lições de negócios para o público brasileiro.

Características:
Capa comum: 216 páginas
Editora: Portfolio; Edição: 1ª (9 de setembro de 2016)
Link do Livro na Amazon


#10 Investimentos

Autor: Mauro Halfeld

Capa do Livro Investimentos de Mauro Halfeld

Ganhar dinheiro não é uma tarefa fácil. Mais complicado ainda é administrá-lo bem e fazer com que se multiplique ao longo dos anos.

O livro Investimentos do autor Mauro Halfeld discute exatamente isso. De maneira clara e didática, o autor aborda questões importantíssimas como a compra de imóveis, o orçamento pessoal e os investimentos financeiros.

Mauro Halfeld fez pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e tem mais de vinte anos de experiência no mercado financeiro nacional. É colunista na CBN e fala diariamente sobre investimentos no quadro CBN Dinheiro.

Dá recomendações práticas e usa casos reais. Apresenta análises inéditas sobre os mercados financeiros e ensina um método com a qual você descobrirá para onde está indo o seu dinheiro.

Características:
Capa comum: 166 páginas
Editora: Fundamento; Edição: 3ª (29 de junho de 2015)
Link do Livro na Amazon


#11 Investimentos inteligentes

Autor: Gustavo Cerbasi

Capa do Livro Investimentos Inteligentes

“O Brasil de juros mais baixos e de consumidores mais atentos tornou a arte de investir mais interessante. É preciso dedicar um tempo maior à pesquisa de alternativas, mas essa pesquisa é bastante recompensadora, pois oportunidades não estão mais nos esperando para que trombemos com elas nas ruas. Se o conhecimento fazia diferença antes, hoje ele é imprescindível para que você colha um mínimo de resultado e não perca da inflação. Espero que a leitura contribua para que seus investimentos sejam cada vez mais inteligentes, e que os frutos de suas escolhas não tardem a ser colhidos.” – Gustavo Cerbasi

Investir quase sempre envolve abrir mão de alguma coisa e se arriscar. Mas esse processo pode ser feito com bem menos sofrimento e riscos do que se imagina.

Em Investimentos inteligentes, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi explica que não existe um único investimento perfeito, e sim maneiras mais indicadas de investir de acordo com as necessidades de cada pessoa. Quais são os obstáculos enfrentados por um investidor iniciante? O que não se deve fazer ao investir? Quais são as qualidades encontradas em um bom investidor?

Cerbasi responde a essas e outras perguntas, desmistificando algumas questões e apresentando em linguagem acessível as melhores formas de investimentos, seja em renda fixa, ações, fundos, previdência privada ou imóveis, entre outras.

Saber investir é fundamental para alcançar a tão sonhada independência financeira e um futuro mais tranquilo para você e seus dependentes. Se você ainda não sabe o que fazer com o seu dinheiro ou não está satisfeito com seus rendimentos atuais, chegou a hora de esclarecer as suasdúvidas e dar um bem-sucedido passo adiante.

Características:
Capa comum: 256 páginas
Editora: Editora Sextante; Edição: 1ª (4 de novembro de 1999)
Link do Livro na Amazon


#12 Avaliando Empresas, Investindo em Ações

Autor: Carlos Alberto Debastiani

Capa do Livro: Avaliando Empresas Investindo em Ações

Avaliando Empresas, Investindo em Ações é uma obra destinada a investidores que desejam conhecer, em detalhes, os métodos de análise que integram a linha de trabalho da escola fundamentalista, trazendo ao leitor, em linguagem clara e acessível, o conhecimento profundo dos elementos necessários a uma análise criteriosa da saúde financeira das empresas, envolvendo indicadores de balanço e de mercado, análise de liquidez e dos riscos pertinentes a fatores setoriais e conjunturas econômicas nacional e internacional.

Por meio de exemplos práticos e ilustrações, os autores exercitam os conceitos teóricos abordados, desde os fundamentos básicos da economia até a formulação de estratégias para investimentos de longo prazo.

Carlos Alberto Debastiani é profissional de TI, graduado em Processamento de Dados e Tecnologia em Gestão Financeira pela Fatec, pós-graduado em Gestão de Projetos com Ênfase no PMI e com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela UNINTER.

Atua desde 1987 na área de tecnologia, tendo prestado relevantes serviços a grandes instituições financeiras do segmento bancário nos últimos 15 anos. Especializou-se em métodos e ferramentas de análise técnica para o mercado de ações e conduziu o projeto do software especialista Market Weapon, voltado para a análise do mercado à vista da Bovespa.

Investidor e estudioso dos movimentos de mercado há vários anos, especializou-se na análise dos gráficos de candles, antiga técnica japonesa datada do século 18, muito eficaz na identificação de mudanças em tendências de mercado, assunto de que trata nesta obra e principal ferramenta utilizada em seu dia-a-dia, ao negociar na bolsa de valores.

Felipe Augusto Russo é gestor de tecnologia da informação em respeitada instituição financeira, atua há 10 anos no mercado de capitais e possui sólida formação acadêmica em Administração de Empresas, sendo pós-graduado em Mercado Financeiro.

 Investidor de longa data com perfil essencialmente fundamentalista, possui vasta experiência em análise de balanço e indicadores fundamentalistas. É também autor de um estudo sobre análise de liquidez no mercado de ações brasileiro.

Características:
Capa comum: 224 páginas
Editora: Novatec; Edição: 1ª (7 de novembro de 2008)
Link do Livro na Amazon


#13 Valuation. Como Precificar Ações

Autor: Alexandre Póvoa

Capa do Livro: Valuation Como precificar ações

Qual é o valor justo de uma ação? Um dos grandes desafios de investidores, estudantes de administração e finanças ou curiosos que tentam desvendar o enigmático mundo das bolsas de valores é encontrar, em um único livro, todos os princípios básicos objetivo e subjetivos – para definir o preço justo de um ativo.

Este livro é, ao mesmo tempo, profícuo na explanação rigorosa de conceitos e rico na apresentação de inúmeros exemplos práticos. Alexandre Póvoa fornece debates sobre temas polêmicos e explora detalhadamente a teoria de valuation, totalmente adaptada à realidade do mercado de capitais brasileiro.

Ao longo dos capítulos, ele esmiúça os diversos caminhos que os analistas de investimentos e gestores de recursos percorrem para precificar ativos e tomar decisão de compra ou venda de papéis.

É uma leitura valiosa para os iniciantes no investimento em ações, pela praticidade dos exemplos, e também para os profissionais e investidores experientes, pelo conteúdo apresentado.

Características:
Capa comum: 480 páginas
Editora: Elsevier; Edição: 1ª (28 de junho de 2012)
Link do Livro na Amazon


#14 Fundos de Investimento Imobiliário. Aspectos Gerais e Princípios de Análise

Autor: Roni Antônio Mendes

Capa do Livro Fundos de Investimento Imobiliário

Você sabia que o investimento em imóveis é um dos preferidos dos brasileiros? Você também gostaria de investir em imóveis, mas tem pouco dinheiro? Saiba que é possível, mesmo com poucos recursos, investir no mercado de imóveis por meio dos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs).

Investir em FIIs representa uma excelente alternativa para aumentar o patrimônio no longo prazo. Além disso, eles são ótimos ativos geradores de renda que pode ser usada para complementar a aposentadoria. Infelizmente, no Brasil, os FIIs são pouco conhecidos.

Pouco mais de 100 mil pessoas investem nesses ativos. Lendo este livro, você aprenderá os aspectos gerais dos FIIs: o que são; as vantagens que oferecem; os riscos que possuem; os diversos tipos de FIIs que existem no mercado e como proceder para investir bem e com segurança.

Você também aprenderá os princípios básicos para avaliá-los, inclusive empregando um método poderoso, utilizado por investidores do mundo inteiro: o método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD).

Alguns exemplos reais de FIIs foram estudados neste livro e os resultados são apresentados de maneira clara e didática, para que você aprenda a conduzir os próprios estudos e tirar as próprias conclusões.

Também são apresentados conceitos gerais de como montar e gerenciar uma carteira de investimentos. Aprenda a investir em FIIs.

Características:
Capa comum: 256 páginas
Editora: Novatec; Edição: 1ª (28 de maio de 2018)
Link do Livro na Amazon


#15 Análise Fundamentalista: Como Obter uma Performance Superior e Consistente no Mercado de Ações

Autor: José Kobori

Capa do Livro: Análise Fundamentalista

Você compra ações a que preço? Seu colega de trabalho disse que está barato? Seu vizinho está comprando? Um desconhecido lhe deu uma dica? Nas lojas, nos supermercados ou nas escolas, todos são racionais em suas compras, sempre há um parâmetro de valor, sabem o que está caro ou barato.

Já na bolsa de valores, por incrível que pareça, compram-se ações sem saber seu valor. Por que pagar R$10, R$20 ou R$30 em uma determinada ação? Como saber se está cara ou barata?

Em “Análise Fundamentalista”, José Kobori apresenta os métodos básicos utilizados pela análise fundamentalista. O valor de uma empresa está na sua capacidade de gerar lucros futuros. De nada vale um ativo que não gera receitas, ou que gera receitas, mas administra mal suas despesas.

Encontrar o valor das empresas fará com que suas compras sejam conscientes, e seus investimentos tenham uma probabilidade maior de retornos consistentes.

O livro não se destina a fazer comparações acadêmicas de modelos de avaliação, abordagens ou aprofundamento de teorias. O objetivo é trazer, de forma simples e didática, os conceitos de finanças.

Não é uma obra para especialistas, mas uma dedicada aos iniciantes, com conceitos financeiros abrangentes e uma linguagem simples e direta, permitindo uma leitura dinâmica e um aprendizado rápido das ferramentas utilizadas pelo mercado.

Características:
Capa comum: 208 páginas
Editora: Editora Alta Books (2 de setembro de 2019)
Link do Livro na Amazon

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 - Todos os direitos reservados