fbpx
Publicidade

10 Melhores Livros de História [2021]

Estudante 82
Melhores livros de história

Os livros de história são a forma mais fácil de aprender sobre o nosso passado.

Afinal, é um erro muito comum acreditar que o que aconteceu nos últimos anos, décadas, séculos ou até mesmo milênios não influencia a forma como vivemos em sociedade hoje.

Dessa forma, os livros entram como registros e relatos que reconstroem o passado para entender melhor o momento atual.

A história mundial é muito vasta.

Logo, uma das melhores dicas para quem quer aprender mais é segmentar o estudo, focando em períodos de tempo ou até mesmo nas regiões do planeta.

Para ajudá-lo nesta tarefa, separamos aqui algumas indicações que podem fazer toda a diferença na sua busca pelo conhecimento.  Confira os 10 melhores livros de história:

TOP 10 Livros de História – 2021


#1 O Livro da História

Autor: Vários autores

O livro da História

Perguntas sobre o surgimento da Grécia Antiga, a conquista da América do Sul e Central pela Espanha e a queda do Muro de Berlim são algumas das exploradas nesta obra.

Um compilado de vários historiadores responde às questões, ao mesmo tempo em que exploram civilizações, revoluções e tecnologias que transformaram o mundo.

Uma das grandes vantagens desta obra é sua linguagem acessível, trazendo temas concisos e claros sobre os eventos que moldaram o mundo como o conhecemos hoje.

Além disso, alguns diagramas e ilustrações ajudam a compreender melhor o tema, tornando a leitura muito didática e agradável.

Independentemente de se você é um iniciante ou especialista no assunto, muitos dos temas abordados nesta obra sobre a história do mundo vão, sem dúvidas, chamar a sua atenção.

Características:
Capa dura: 352 páginas
Editora: Globo Livros; 1ª edição (3 agosto 2017)
Link do Livro na Amazon


#2 A História do Mundo Para Quem Tem Pressa (Série Para Quem Tem Pressa)

Autor: Emma Marriott

Livro: A história do mundo para quem tem pressa

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa é o caminho perfeito para quem é iniciante e quer saber mais sobre o passado.

São mais de 5 mil anos de história resumidos em apenas 200 páginas, sendo uma adição incrível à série “Para Quem Tem Pressa”, criada para aqueles que querem aprender mais, mas nem sempre têm tempo para isso.

O livro funciona como um guia sobre os acontecimentos mais importantes da história, desde as antigas civilizações até o fim da 2ª Guerra Mundial e a subsequente criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dentre os temas abordados, podemos destacar o império de Alexandre, o Grande, a ascensão e a queda de Roma, a guerra civil norte-americana, a emancipação das mulheres e muito mais.

São mais de 54 séculos de história mundial dispostos de forma cronológica e subdividido por áreas (Europa, Américas, Oceania, Oriente Médio e Extremo Oriente).

Além de abordar os temas de forma concisa e didática, o livro conta também com mapas dos impérios, civilizações e guerras, ajudando a visualizar melhor os mais importantes eventos do mundo.

Características:
Capa comum: 200 páginas
Editora: Editora Valentina; 1ª edição (14 agosto 2015)
Link do Livro na Amazon


#3 A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo

Autor: Martin Gilbert

Livro: A Segunda guerra mundial - História

Este é um dos melhores livros de história para quem se interessa pela Segunda Guerra Mundial.

Afinal, este foi o conflito global mais destrutivo do planeta, no qual quarenta milhões de pessoas morreram no período de 2.174 dias.

A obra conta detalhes sobre o espaço de tempo entre o ataque da Alemanha contra a Polônia, em 1939, até a rendição do Japão, em 1945.

Escrito por Martin Gilbert, o livro narra os dias, semanas, meses e anos da guerra, abordando o ponto de vista de líderes globais, representantes nazistas, membros da oposição e dos aliados e até mesmo vítimas anônimas dos eventos letais do holocausto.

A obra entrelaça todos os apectos da guerra mundial, como o lado político, diplomático, militar e civil.

Além disso, suas páginas trazem ainda mapas transitórios dos países que foram segregados e unificados ao longo da guerra.

É uma leitura obrigatória para qualquer um que se interessa pelo tema!

Características:
Capa comum: 976 páginas
Editora: Casa da Palavra; 1ª edição (25 julho 2014)
Link do Livro na Amazon


#4 A Grande Gripe. A História Da Gripe Espanhola, A Pandemia Mais Mortal De Todos Os Tempos

Autor: John M. Barry

A grande gripe - A história da gripe espanhola

Em 1918, uma mutação do vírus influenza deixou de ser restrito às aves e passou a contaminar também os humanos.

No período de um ano, esse vírus levou a vida de cerca de 100 milhões de pessoas. A doença ficou conhecida na história como a Gripe Espanhola e marcou o primeiro grande embate entre a ciência e uma pandemia que assolou o planeta.

Em apenas dois anos, essa mutação do vírus matou mais pessoas do que a AIDS em 24 anos desde a sua descoberta, além de mais pessoas do que a peste bubônica no período de um século.

Essas proporções tornam o período um dos mais interessantes para os historiadores.

Nesta obra, John M. Barry faz um relato do surto, desde seu início em uma base militar no Kansas, Estados Unidos, até sua chegada à Europa durante a Primeira Guerra Mundial.

Além disso, o autor também aborda a corrida contra o tempo dos pesquisadores e cientistas, procurando encontrar uma cura para reduzir o número de mortos pelo vírus.

Este livro é referência sobre a gripe espanhola e foi premiado pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos.

Mais do que um simples livro de história, ele é também um relato sobre poder, política e guerra, além do bioterrorismo e as epidemias globais.

Características:
Capa comum: 608 páginas
Editora: Intrínseca; 1ª edição (18 maio 2020)
Link do Livro na Amazon


#5 História do Brasil

Autor: Boris Fausto

História do Brasil

O livro de Boris Fausto aborda mais de 500 anos da história do Brasil, passando pelas raízes da colonização portuguesa até os dias atuais.

Os fatos mais importantes são narrados por meio de uma análise minuciosa do caminho que trouxe os brasileiros até a nossa época.

Para isso, o autor estuda instituições fundamentais, como o sistema colonial, o sistema escravista e os regimes autoritários do século XX.

Ao longo da leitura, o destaque fica para as práticas sociopolíticas, mas sem deixar de lado questões polêmicas como o abandono da escravidão indígena para a africana.

A transição do regime autoritário para o democrático também é um dos pontos de destaque dos livros.

Essa edição conta também com uma atualização histórica, incluindo novas informações sobre o período que vai do fim da presidência de José Sarney, em 1990, até os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, finalizados em 2009.

Características:
Capa comum: Edusp; 14ª edição (1 janeiro 2019)
Editora: 688 páginas
Link do Livro na Amazon


#6 História da África

Autor: José Rivair Macedo

A história da África

A história da África é muito fascinante para os estudiosos e entusiastas do tema. Seu ensino tornou-se obrigatório nos níveis fundamental em médio a partir de 2003.

Porém, muitos professores ainda sentem dificuldades para encontrar referências didáticas e acadêmicas para transmitir o conhecimento.

Neste sentido, o livro de José Rivair Macedo preenche essas lacunas e aborda a história africana para muito além dos estereótipos da história construída por intermédio das influências europeias.

A obra respeita as diferenças sociais, culturais e históricas que surgem da diversidade de povos habitando o continente, sendo um conteúdo muito rico para quem quer mergulhar na história.

Sendo assim, História da África conquista seu lugar como a mais influente e relevante obra sobre a história do continente, ajudando quem quer aprender mais sobre o tema ou utilizar suas páginas como referência no estudo acadêmico.

Características:
Capa comum: 192 páginas
Editora: Editora Contexto; 1ª edição (1 janeiro 2014)
Link do Livro na Amazon


#7 Brasil: Uma História

Autor: Eduardo Bueno

Livro: Brasil Uma história

Ainda para quem se interessa pela história do nosso país, o livro de Eduardo Bueno oferece um panorama muito rico que permeia o período entre a colonização, em 1500, até o governo Lula, entre 2009 e 2010.

A obra foi relançada após passar por uma revisão e ampliação, marcando também o retorno do autor às prateleiras.

Eduardo Bueno criou e divulgou o gênero de obras sobre a história brasileira, prezando por uma linguagem didática, que prende a atenção e é atraente para todos os públicos.

O objetivo da obra é tirar a história da sala de aula, mostrando não apenas a sua relevância, mas também como o tema é interessante.

Neste livro, a história se torna algo vivo e dinâmico, quase como uma aventura na qual o leitor é convidado a ingressar.

Características:
Capa comum: 480 páginas
Editora: Leya; 1ª edição (1 janeiro 2013)
Link do Livro na Amazon


#8 Apologia da História: Ou O Ofício do Historiador

Autor: Marc Bloch

Apologia da História

O autor do livro, Marc Bloch, foi funizado pelos nazistas em 16 de junho de 1944, próximo à região de Lyon.

Com a sua morte, ele deixou para trás o livro Apologia da História, uma obra de metodologia que, publicada pela primeira vez por Lucien Febvre, merece um lugar de destaque entre os melhores livros de históra.

Caracterizando-se como uma obra póstuma, ela foi organizada por seu filho primogênito e parte de uma simples pergunta, feita por seu filho mais novo: para que serve a história?

Com isso, o autor se sente na obrigação de cumprir o papel de um historiador, difundindo e esclarecendo o tema.

Até hoje, o livro é referência para os pesquisadores acadêmicos, sendo utilizando ao redor do mundo como um ato completo de história.

Características:
Capa comum: 160 páginas
Editora: Zahar; 1ª edição (5 fevereiro 2002)
Link do Livro na Amazon


#9 1789: O Surgimento da Revolução Francesa

Autor: Georges Lefebvre e Cláudia Schilling

1789 o surgimento da revolução francesa

A Revolução Francesa também é um dos temas mais fascinantes, que chama a atenção não apenas dos historiadores, mas também de quem tem sede de conhecimento. Por isso não poderia faltar em nossa lista de livros de história.

A obra é um clássico sobre o período, publicada em 1939, quanto marcou-se o sesquicentenário da revolução.

O autor apresenta o movimento a partir do ponto de vista dos grupos sociais e políticos centrais na revolução.

Apesar de ser baseada em uma pesquisa documental muito rigorosa, sua linguagem é acessível, sendo indicada para todos os níveis de conhecimento da história francesa.

O livro se constrói ao redor da teoria das quatro revoluções, desenvolvida por Lefebvre.

Para ele, as revoluções aristocrática, burguesa, popular e camponesa foram interligadas para possibilitar a erradicação de privilégios e desigualdades civis.

Sendo assim, é um ponto de vista muito interessante para quem quer mergulhar neste estudo.

Características:
Capa comum: 266 páginas
Editora: Paz & Terra; 3ª edição (6 maio 2019)
Link do Livro na Amazon


#10 História da América Latina

Autor: Maria Ligia Prado e Gabriela Pellegrino

História da América Latina

Por último, não podemos deixar de citar também este como um dos melhores livros de história.

A obra parte da premissa de que os brasileiros conhecem muito pouco sobre a história da América Latina e como ela nos influencia até hoje.

O livro trata desde a colonização ibérica, até as independências políticas e formação dos estados nacionais.

Além disso, o livro também aborda temas relevantes do século XX, com destaque para a simultaneidade de ditaduras civis-militares.

Escrito por duas professoras da Universidade de São Paulo, ele oferece uma proximidade interessante e, até sua publicação, inédita sobre os países vizinhos do Brasil, oferecendo ligações histórias no continente.

Características:
Capa comum: 208 páginas
Editora: Editora Contexto; 1ª edição (1 março 2014)
Link do Livro na Amazon


Caso tenha alguma indicação que ficou de fora da nossa lista dos melhores livros de história, deixe seu comentário abaixo e compartilhe as dicas nas redes sociais!

Veja também em nosso site: Melhores livros para aprender inglês.

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados