fbpx
Publicidade

10 Melhores Livros de Filosofia [2021]

Estudante 62
melhores livros de filosofia

Que tal conferir indicações dos melhores livros de filosofia?

Desde obras escritas pelos grandes pensadores da história até livros acadêmicos que refletem sobre essas teorias, sem dúvidas, as páginas de um livro são a melhor forma de buscar conhecimento.

Se você quer a resposta para as maiores perguntas da humanidade, esse artigo é um dos melhores lugares para começar a sua jornada.

De onde viemos? Para onde vamos? Quem somos?

Essas são apenas algumas das grandes questões que fascinam e assustam a humanidade e para as quais os filósofos tentam encontrar a resposta.

Para guiar a sua aventura pelo mundo da filosofia, separamos aqui os principais títulos do gênero para que você possa complementar a sua lista de leitura.

TOP 10 Melhores Livros de Filosofia – 2021


#1 O Livro da Filosofia

Autor: Vários autores

O livro da filosofia

O Livro da Filosofia é um grande compilado de ideias para quem quer mergulhar no pensamento filosófico.

A obra é repleta de informações instigantes e expõe os leitores aos diferentes filósofos, teorias e pensamentos.

O livro é organizado cronologicamente, criando uma verdadeira jornada que começa na antiguidade e segue até o mundo contemporâneo.

Os capítulos são organizados também de agosto com as máximas dos maiores filósofos da história.

O leitor terá a oportunidade de conhecer visões e teorias conflitantes lado a lado, ressaltando que a filosofia é uma ciência em constante transformação.

Ao entrar em contato com os temas abordados, você vai perceber que a filosofia é, acima de tudo, uma forma de pensar e se colocar no mundo onde vivemos.

Características:
Capa dura: 352 páginas
Editora: Globo Livros; 2ª edição (6 outubro 2016)
Link do livro na Amazon


#2 Tudo o Que você Precisa Saber Sobre Filosofia: O Guia Completo da Filosofia Para Você Abrir a Mente Sem Sofrer

Autor: Paul Kleinman

Tudo o que você precisa saber sobre filosofia

A obra de Paul Kleinman tem como objetivo abordar a filosofia de forma didática e atraente até mesmo para os leitores mais leigos.

Afinal, os livros didáticos podem abordar as teorias, princípios e valores filosóficos em temas tediosos e até mesmo cansativos.

Neste livro, o tema é abordado sem detalhes desnecessários e uma metodologia filosófica que pode desestimular a leitura.

Você vai conhecer filósofos importantes, desde Aristóteles e Heidegger até pensadores contemporâneos da metafísica e o livre arbítrio.

Com ilustrações e quebra-cabeças, a obra se torna interativa e consegue transmitir o conhecimento de uma forma muito mais leve.

O guia é imprescindível na prateleira de qualquer pessoa que se interessa pelo tema.

Características:
Capa comum: 232 páginas
Editora: Gente; 12ª edição (1 agosto 2014)
Link do Livro na Amazon


#3 Filosofia: e nós com isso?

Autor: Mario Sérgio Cortella

Filosofia - E nós com isso? Cortella

Mario Sérgio Cortella é um dos grandes nomes da filosofia contemporânea nacional e não poderia ficar de fora da lista de melhores livros de filosofia.

O autor já conquistou milhares de pessoas com suas palestras, além dos livros que são esclarecedores e provocativos ao mesmo tempo.

Neste livro, Cortella explica por que a filosofia é tão importante para que possamos viver em sociedade.

Embora muitas pessoas descartem o seu estudo, a premissa da filosofia é justamente a reflexão sobre os grandes temas que nos tornam humanos.

Sendo assim, ocupa um espaço fundamental na sociedade.

Segundo o autor, “a principal contribuição da Filosofia é criar obstáculos, de modo a impedir que as pessoas fiquem prisioneiras do óbvio, isto é, que circunscrevam a sua existência dentro de limites estreitos, de horizontes indigentes e de esperanças delirantes. Em outras palavras, a Filosofia estende a nossa consciência e fortalece nossa autonomia”.

Por isso, vale a pena conferir.

Características:

Capa comum: 136 páginas
Editora: Vozes Nobilis; 1ª edição (13 março 2019)
Link do Livro na Amazon


#4 O Mito da Caverna

Autor: Platão

O mito da caverna - platão

É impossível falar sobre filosofia sem citar Platão. O Mito da Caverna é um dos textos filosóficos mais lidos de todos os tempos, sendo um clássico extraído da obra a República.

O texto narra uma conversa entre Gláucon, irmão de Platão, e Sócrates, mentor do filósofo.

Até hoje, o texto é muito atual e relevante para a nossa sociedade. Isso porque ele resgata valores fundamentais para a formulação do senso crítico, além de despertar a consciência política e filosófica da qual os seres humanos carecem.

Seu intuito é explicar como é possível nos libertar da escuridão por meio da luz da verdade, discutindo temas relevantes como a teoria do conhecimento, a linguagem e o papel da educação na formação do Estado.

É indicado para leitores de todos os níveis de conhecimento.

Características:
Capa comum: 80 páginas
Editora: Edipro; Edição de Bolso (1 fevereiro 2015)
Link do Livro na Amazon


#5 Filosofia do Cotidiano: Um Pequeno Tratado Sobre Questões Menores

Autor: Luiz Felipe Pondé

Filosofia do cotidiano - Luiz Pondé

Para Luiz Felipe Pondé, o cotidiano nem sempre se baseia apenas nas questões profundas. O ser humano também vive de banalidades e precisa lidar com as questões “menores”.

Dessa forma, a filosofia abordada em sua obra segue essa premissa de que questões pequenas também têm sua validade e relevância.

Para ele, o cotidiano será cada vez mais pobre no futuro, tornando-se entediante e previsível.

Por isso, Pondé preferiu tratar essas questões e descobrir o que está por trás da simplicidade, perseguindo o desafio de viver sem fórmulas.

“Uma certa dose de banalidade na vida é indício de alguma saúde mental, só gente doente e chata quer ser absolutamente relevante em tudo que faz”. A Filosofia do Cotidiano é uma leitura fluída e agradável que vai provar que nem tudo precisa ser magnífico.

Características:
Capa comum: 128 páginas
Editora: Editora Contexto; 1ª edição (1 fevereiro 2019)
Link do Livro na Amazon


#6 O Príncipe: Texto Integral

Autor: Nicolau Maquiavel

O Príncipe

O Príncipe é um dos grandes clássicos e melhores livros de filosofia. A edição traz o texto integral de Nicolau Maquiavel e aborda o funcionamento da ciência política, sendo relevante até os dias atuais.

Maquiavel discorre sobre os diferentes tipos de Estado e como um “príncipe” pode conquistar e manter o domínio sobre o mesmo.

Tudo isso de acordo com as virtudes que o governante deve ter e os vícios que devem ser evitados.

Para o autor, a moralidade e a ciência política são separadas, sendo, os dois, uma contradição entre si. É uma leitura obrigatória para estudiosos e aqueles que se interessam pelo tema.

Características:
Capa comum: 96 páginas
Editora: Edipro; Edição de Bolso (1 fevereiro 2018)
Link do Livro na Amazon


#7 Crítica da Razão Pura

Autor: Emmanuel Kant

Critica da razão pura - Immanuel Kant

A obra foi publicada pela primeira vez em 1781 e ficou conhecida como um livro divisor de águas da filosofia ocidental.

A partir de sua publicação, a forma como percebemos, compreendemos e lidamos com o conhecimento foi revolucionada.

O argumento proposto por Kant delimita fronteiras do conhecimento humano, promovendo um afastamento radical das formas de concepção precedentes.

Com isso, se tornou uma influência inevitável aos movimentos filosóficos que surgiram depois de sua publicação.

A nova edição da obra inclui uma numeração referencial da edição original, sendo uma leitura obrigatória para quem quer investigar a filosofia do conhecimento.

Características:
Capa comum: 592 páginas
Editora: Edipro; 1ª edição (5 agosto 2020)
Link do Livro na Amazon


#8 O Mundo de Sofia: Romance da História da Filosofia

Autor: Jostein Gaarder

O mundo de sofia

Às vésperas do aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen recebe bilhetes e cartões postais suspeitos. Eles são anônimos e perguntam quem é ela e de onde surgiu o mundo no qual vivemos.

Os cartões foram enviados do Líbano por um major desconhecido e destinados à Hilde Knag.

O mistérios dos bilhetes é o ponto de partida para este romance que já conquistou milhões de leitores ao redor do mundo.

A cada capítulo e nova lição, os leitores entram em contato com a história da filosofia ocidental, desde os pré-socráticos até os pós-modernos, abordando questões importantes de uma forma envolvente.

Características:
Capa comum: 560 páginas
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (9 agosto 1995)
Link do Livro na Amazon


#9 Assim Falou Zaratustra

Autor: Friedrich Nietzsche

Assim falou Zara-Tustra

Assim Falou Zaratustra é o livro que deu origem ao trecho polêmico de Friedrich Nietzsche: “Deus está morto”.

A obra é composta de discursos e imagens poéticas que emulam as parábolas bíblicas. O autor narra sua versão da vida e dos ensinamentos do filósofo fersa conhecido como Zoroastro.

As três primeiras partes foram publicadas pela primeira vez entre 1883 e 1885, seguidas por uma quarta obra que culminou no lançamento de um volume único em 1893.

Até hoje, o título figura entre os melhores livros de filosofia e é analisado por pensadores ao redor do mundo.

Estruturado em episódios que podem ser lidos na ordem desejada, Nietzsche procura subverter as bases do zoroastrismo, desenvolvimento o conceito do “super-homem”: para ele, nós somos um meio do caminho entre os macacos e uma fase transcendental e poderosa.

Características:
Capa comum: 288 páginas
Editora: Edipro; 1ª edição (25 março 2020)
Link do Livro na Amazon


#10 Que é Isto – a Filosia

Autor: Martin Heidegger

Que é Isto - A filosofia?

Que é Isto – A Filosofia é um texto essencial do considerado “segundo” Heidegger. A obra é baseada em um esquema tríplice. Com isso, no primeiro momento, ele limita-se a lançar algumas interrogações.

Em seguida, no segundo momento, começa a destruir tradições para, em sua terceira e última parte, esboçar uma resposta para questões importantes.

Sendo assim, a obra de Heidegger consiste em um confronto interpretativo com a história da filosofia, permeando a violência na interpretação e a busca incessante pelo conhecimento.

Para o filósofo, a piedade do questionar.

Características:
Capa comum: 56 páginas
Editora: Vozes De Bolso; 1ª edição (22 agosto 2018)
Link do Livro na Amazon


Esses são apenas alguns dos melhores livros de filosofia.

Tratando-se de um assunto amplo, com teorias e questionamentos que evoluem de acordo com o tempo, existem ainda diversos títulos que merecem o destaque na sua lista de leitura.

Por isso, começar por essas indicações é uma boa forma de construir uma base sólida para que você mergulhe no mundo da filosofia e se familiarize com os principais conceitos da ciência.

Veja também nossa lista de livros de história.

Você já conhecia esses livros ou tem alguma indicação para os nossos demais leitores?

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe a lista em suas páginas nas redes sociais!

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados