10 Melhores Livros de Direito Administrativo para Concursos [2019]

Concursos 3983
Imagem com livros sobre uma mesa com o texto Direito Administrativo.

Para você que está estudando para concursos e quer gabaritar direito administrativo, reunimos aqui os 10 melhores livros para facilitar seu trabalho de pesquisa.

Assim como Português e Direito Constitucional, esta matéria é bastante cobrada em concursos e merece bastante atenção nos estudos.

Direito administrativo não possui uma única lei como fonte, por isso, é necessário buscar os livros que consolidam esse conhecimento em um único lugar, facilitando o estudo.

Veja os melhores livros de direito administrativo abaixo:


#1 Direito Administrativo

Autor: Maria Sylvia Zanella Di Pietro

Capa do livro Direito Administrativo de Maria Sylvia Zanella Di Pietro

Esta obra é uma das maiores referências doutrinárias do Direito Administrativo no Brasil. Maria Sylvia Zanella Di Pietro é Mestre e Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo.

Foi procuradora no estado de São Paulo onde recebeu o prêmio “Procurador do Ano” no ano de 1999.

Di Pietro também integrou a comissão de juristas que elaborou a lei de normas gerais de processo administrativo da União Federal.

Se você quer se destacar nas provas de direito administrativo em concursos essa obra é indispensável em sua biblioteca pessoal.

Nesta 31ª edição, foi feita revisão geral da obra, com inclusão de alguma jurisprudência mais recente e exclusão de referências a medidas provisórias, por terem perdido o prazo de vigência, sem conversão em lei.

A obra traz comentários sobre as mais importantes alterações legislativas ocorridas em 2016 com impacto no direito administrativo, tais como:

  • a regulamentação do Mandado de Injunção, promovida pela Lei 13.300, de 23-6-2016;
  • a criação do Estatuto Jurídico das Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e suas subsidiárias, aprovado pela Lei 13.303, de 30-6-2016 e regulamentado pelo Decreto 8.945, de 27-12-2016;
  • o Programa de Parcerias e Investimentos de que trata a Lei 13.334, de 13-9-2016;
    as inovações em matéria de regularização fundiária rural e urbana, trazidas pela Medida Provisória 759, de 22-12-2016;
  • e as alterações na Lei de Improbidade Administrativa, de acordo com a Lei Complementar 157, de 29- 12-2016.

Além disso, o livro está atualizado com as recentes Emendas Constitucionais 94 e 95. A primeira delas trata do regime de pagamento de débitos públicos decorrentes de condenações judiciais (precatórios) e institui o regime especial de pagamento para os casos em mora.

Já a Emenda 95, altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) para instituir o Novo Regime Fiscal a ser aplicado no âmbito da União, pelo prazo de vinte exercícios financeiros.

Características:
Capa dura: 1144 páginas
Editora: Editora Forense; Edição: 31ª (12 de março de 2018)
Link do Livro na Amazon


#2 Direito Administrativo Brasileiro

Autor: Hely Lopes Meirelles,‎ José Emmanuel Burle Filho,‎ Carla Rosado Burle,‎ Luís Gustavo Casillo Ghideti

Capa do Livro: Direito Administrativo Brasileiro - Hely Lopes Meirelles

Hely Lopes Meirelles é outro nome largamente reconhecido e respeitado no Direito Administrativo Brasileiro.

Foi Professor, Secretário de Estado, Parecerista e Advogado sendo autor de obras consideradas seminais nessa área.

Fruto da larga experiência e do profundo conhecimento jurídico do Autor esta obra se constitui, hoje, num verdadeiro clássico do Direito Administrativo Brasileiro.

Continuamente enriquecida e atualizada em suas sucessivas edições, trouxe, sempre, a melhor doutrina, a mais atualizada jurisprudência e referências à legislação em vigor – aliando, assim, a teoria à prática, buscando soluções e construindo conceitos, formulando e aplicando o Direito Administrativo à realidade do País.

Características:
Capa comum: 1016 páginas
Editora: Malheiros Editores; Edição: 43ª (1 de janeiro de 2018)
Link do Livro na Amazon


#3 Direito Administrativo Descomplicado

Autor: Marcelo Alexandrino,‎ Vicente Paulo

Capa do Livro: Direito Administrativo Descomplicado

Os Professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo têm, como relevante diferencial, singular capacidade de transportar para a escrita a mesma didática que os caracteriza nas salas de aulas, pela qual conseguem tratar de temas altamente complexos de forma objetiva e cristalina, em linguagem descomplicada, amplamente acessível.

A maestria na comunicação, a clareza na abordagem dos assuntos, a empatia com seu público e a preparação podem explicar parte do sucesso de aceitação de suas obras.

Direito Administrativo Descomplicado é reflexo das características apontadas acima.

O livro aborda todos os temas relevantes da disciplina, contemplando o conteúdo de editais dos principais concursos públicos, como também os programas das universidades do País, tudo com o rigor científico que exige a matéria.

Complementarmente, apresenta uma extensa seleção de exercícios extraídos de provas de importantes bancas examinadoras, organizados por assunto, o que permite uma eficaz fixação do conteúdo estudado.

Características:
Capa comum: 1512 páginas
Editora: Método; Edição: 1ª (7 de março de 2018)
Link do Livro na Amazon


#4 Direito Administrativo

Autor: Ricardo Alexandre, João de Deus

Capa do Livro Direito Administrativo do Autor Ricardo Alexandre

“Trata-se de estudo de envergadura, emanado de mentes que conhecem a teoria e a prática do objeto científico. Daí a forma didática, clara e objetiva como os temas são expostos.

O grande diferencial desta obra é fruto da capacidade de os autores tratarem de temas áridos, complexos, em linguagem direta e simples, sem perda da profundidade do conteúdo.

Houve o cuidado de facilitar, ainda mais, a compreensão dos institutos mediante a inserção de diversos quadros resumo, também no próprio corpo do texto, resumindo-se graficamente os pontos cruciais da matéria.

Assim, esta singular obra corresponde a um importante marco para a doutrina administrativista, para aqueles profissionais que aplicam as regras do Direito Administrativo, para os estudantes e para todos aqueles cidadãos que pretendem ingressar na Administração Pública pela via republicana do concurso público.

Valdecir Fernandes Pascoal – Presidente da Atricon e Conselheiro-Presidente do TCE/PE A obra veio atender ao anseio de todos os concurseiros: ter em mãos uma doutrina segura, que traga aquilo que realmente precisa ser estudado para concurso, nem mais nem menos.

Este livro o auxiliará nas três fases do estudo: na primeira, que exige o estudo doutrinário – alicerce do aprendizado –, temos conteúdo de excepcional qualidade; na segunda, em que devemos conhecer a visão das bancas de concursos e fazer revisão da matéria, contamos com o que Ricardo Alexandre chama de “jurisprudência de bancas” e o auxílio de gráficos que sintetizam a matéria, além de cuidadosos grifos de palavras-chave que devem ser memorizadas; finalmente, a terceira fase impõe a prática intensa de questões de concursos, a ser exercitada com o Caderno de Questões que acompanha a obra.

Quando estudei para concursos, não encontrei um livro como este. Você dispõe do melhor material de preparação para provas e concursos!” Alexandre Meirelles – Especialista na preparação para concursos

Características:
Capa comum: 1152 páginas
Editora: Método; Edição: 4ª (16 de maio de 2018)
Link do Livro na Amazon


#5 Manual de Direito Administrativo

Autor: Alexandre Mazza

Capa do livro: Manual de Direito Administrativo de Alexandre Mazza

Extremamente didático, o “Manual de Direito Administrativo” apresenta ao estudante uma visão global dos institutos, que são abordados em 4 planos distintos:

a) doutrina,

b) legislação,

c) jurisprudência, e

d) sua incidência no Exame da Ordem e em concursos públicos.

Ao final de cada capítulo, quadros sinóticos para revisão da matéria, seguidos de questões de concurso para verificação da aprendizagem.

Alexandre Mazza é Pós-doutorando na Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP. Professor de Direito Administrativo e Direito Tributário da Rede LFG. Advogado.

Características:
Capa comum: 1232 páginas
Editora: Saraiva; Edição: 8ª (1 de janeiro de 2018)
Link do Livro na Amazon


#6 Manual de Direito Administrativo

Autor: José dos Santos Carvalho Filho

Capa do Livro: Manual de Direito Administrativo de José dos Santos

O Manual de Direito Administrativo, do Professor José dos Santos Carvalho Filho, chega, em 2018, à sua 32ª edição, reafirmando o sucesso adquirido entre os estudiosos da matéria.

A nova edição, como habitualmente acontece, está rigorosamente atualizada, sempre obedecendo ao compromisso do autor em oferecer um método didático e acessível aos leitores.

No campo normativo, o autor incluiu comentários ou referências a diversas leis novas, todas imprescindíveis ao estudo dos temas da obra.

Do ângulo jurisprudencial, foram inseridas as mais importantes decisões e súmulas oriundas dos tribunais superiores na área do direito público.

Por outro lado, novos trabalhos científicos foram referidos para a atualização dos leitores.

Pela relevância dos assuntos, e em face de nova legislação, foram criados tópicos novos, sendo um deles relativo à terceirização no serviço público no regime de trabalho temporário e o outro pertinente à legitimação fundiária, nova ferramenta instituída pela Lei nº 13.465/2017.

Todo esse esforço permite consolidar o inegável triunfo do Manual e sua justa e crescente preferência entre estudantes e operadores da área jurídica.

Características:
Capa comum: 1400 páginas
Editora: Atlas; Edição: 32ª (2 de março de 2018)
Link do Livro na Amazon


#7 Resumo de Direito Administrativo Descomplicado

Autor: Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo

Capa do Livro Resumo de Direito Administrativo

Nesta obra, são abordados os principais tópicos do Direito Administrativo, numa linguagem clara e objetiva.

“Embora se trate de um resumo da disciplina, procuramos apresentar com razoável aprofundamento as construções doutrinárias essenciais relativas a cada assunto estudado, analisar as normas constitucionais ou legais envolvidas e expor a jurisprudência pertinente, sobretudo a do Supremo Tribunal Federal, acompanhada dos comentários necessários.

Acreditamos que o livro proporcionará ao leitor uma visão ao mesmo tempo rápida e abrangente dos diferentes temas de Direito Administrativo, atendendo tanto aos que buscam obter noções básicas ou gerais, quanto aos que dominam a disciplina e desejam um material útil para revisão e fixação dos seus mais relevantes pontos.

Para um estudo extensivo, indicamos a leitura de nossa obra completa, Direito Administrativo Descomplicado, que serviu de base à elaboração deste Resumo”. Marcelo Alexandrino & Vicente Paulo.

Características:
Capa comum: 496 páginas
Editora: Método; Edição: 11ª (27 de abril de 2018)
Link do Livro na Amazon


#8 Curso de Direito Administrativo

Autor: Marçal Justen Filho (Autor)

Capa: Curso de Direito Administrativo Autor Marcal-Justen Filho

Essa nova edição, 13.ª foi totalmente reformulada. Projeto gráfico novo, conceitos práticos, atualização jurisprudencial, com as decisões mais importantes sobre a matéria.

O autor fez uma revisão dos institutos de direito administrativo sempre aliando à prática do profissional e aluno.

Inseriu tratamento jurídico à corrupção, retratou a ineficiência dos serviços estatais.

Sempre de forma profunda e muito bem embasada, obra relevante nos Tribunais Superiores tendo força normativa nos precedentes jurisprudenciais.

Características:
Capa comum: 1632 páginas
Editora: Revista dos Tribunais; Edição: 13ª (23 de agosto de 2018)
Link do Livro na Amazon


#9 Manual de Direito Administrativo

Autor: Licínia Rossi

Capa Livro: Manual de Direito Administrativo Licinia Rossi

Nesse Manual de direito administrativo você encontrará ferramentas essenciais ao aprendizado jurídico, estruturadas de maneira sistematizada para facilitar o estudo e a compreensão do conteúdo.

Os conceitos, as divergências doutrinárias e o aprofundamento de determinado instituto são destacados ao longo do texto.

Para facilitar a consulta, a autora incluiu o tópico “legislação correlata”, com a menção integral dos artigos mais importantes.

O leitor poderá optar pela consulta, a apenas esse item, se assim desejar, tendo contato, de forma eficiente e prática, com os dispositivos mais importantes e recorrentes em todas as provas e concursos públicos do País.

A obra contém esquemas gráficos que, além de facilitar a memorização, ajudam na diferenciação de institutos semelhantes, mas que aparecem como “pegadinhas” nas provas.

Cada assunto desenvolvido ao longo do livro é acompanhado de jurisprudência, para facilitar o entendimento da matéria de acordo com a interpretação dos Tribunais.

O Manual também traz um capítulo chamado Guia para estruturação de peças prático-profissionais, que tem por escopo pontuar e estruturar um “esqueleto da peça”, com dicas fundamentais para a atividade prático-profissional.

Esse guia será útil tanto para o profissional militante quanto para aqueles que estão se preparando para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e concursos públicos que estabelecem a confecção de peças como etapa obrigatória.

Características:
Capa comum: 912 páginas
Editora: Saraiva; Edição: 4ª (12 de fevereiro de 2018)
Link do Livro na Amazon


#10 Série Provas & Concursos – Manual de Direito Administrativo – Teoria, Doutrina e Jurisprudência

Autor: Gustavo Mello Knoplock

Capa do Livro, Manual do Direito Administrativo Gustavo Knoplock

“A Série Provas & Concursos contempla obras escritas por autores especialistas e é destinada a todos os que estudam para provas de concursos públicos.

Aliando a teoria com a prática, esta série ajuda a preparar o leitor na medida exata de suas necessidades, uma vez que todo o conteúdo é elaborado a partir dos editais de concursos.

Além disso, a linguagem simples, clara e concisa auxilia na fixação dos conceitos mais importantes.

Cada vez mais é notório que o sucesso da Série Provas & Concursos está intimamente relacionado à experiência que os autores adquirem com anos no magistério específico de cursos preparatórios em todo o país.

Graças à constante necessidade de se fazerem compreendidos por uma massa heterogênea de alunos, com as mais diversas bagagens curriculares, têm eles desenvolvido uma didática criativa e cheia de recursos inéditos a fim de transmitir o conteúdo programático de forma eficaz.

Tal brilhantismo é a marca registrada de Gustavo Mello Knoplock, professor meticuloso e que trata os meandros de Direito Administrativo com maestria didático-pedagógica, sem descuidar dos detalhes que fazem a diferença na hora da prova.

A presente obra merece todo o crédito dos concursandos, sendo fadada a se transformar em um dos ícones editoriais nesse segmento.

Como sempre, recomendamos enfaticamente a resolução das questões tão logo compreendida a teoria pertinente ao tema explanado.

É com justificado orgulho, outrossim, que apresentamos mais uma obra de sucesso para engrandecer a constelação da Série Provas & Concursos. Bons estudos!” Sylvio Motta

Características:
Capa comum: 688 páginas
Editora: Método; Edição: 11ª (2 de maio de 2018)
Link do Livro na Amazon

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 - Todos os direitos reservados