fbpx

10 Melhores Livros de Direito Administrativo para Concursos [2022]

Concursos 8331
Imagem com livros sobre uma mesa com o texto Direito Administrativo.

Para você que está estudando para concursos e quer gabaritar direito administrativo, reunimos aqui os 10 melhores livros para facilitar seu trabalho de pesquisa.

Assim como Português e Direito Constitucional, esta matéria é bastante cobrada em concursos e merece bastante atenção nos estudos.

Direito administrativo não possui uma única lei como fonte, por isso, é necessário buscar os livros que consolidam esse conhecimento em um único lugar, facilitando o estudo.

Veja os melhores livros de direito administrativo abaixo:


#1 Direito Administrativo

Autor: Maria Sylvia Zanella Di Pietro

direito administrativo

Esta obra é uma das maiores referências doutrinárias do Direito Administrativo no Brasil. Maria Sylvia Zanella Di Pietro é Mestre e Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo.

Foi procuradora no estado de São Paulo onde recebeu o prêmio “Procurador do Ano” no ano de 1999.

Di Pietro também integrou a comissão de juristas que elaborou a lei de normas gerais de processo administrativo da União Federal.

Se você quer se destacar nas provas de direito administrativo em concursos essa obra é indispensável em sua biblioteca pessoal.

Além de correções e aperfeiçoamentos na redação, esta 34ª edição atualiza a legislação, promulgada no corrente exercício, relativa a licitações, consórcios públicos, convênios, gestão e alienação de bens imóveis da União, natureza singular dos serviços de advogado e contador, com acréscimo de anotações sobre força maior e caso fortuito, direitos dos usuários dos serviços públicos, procedimento de manifestação de interesse.

Além de jurisprudência do STF a respeito de juros de mora na desapropriação, juros de mora no período entre a expedição do precatório e o efetivo pagamento, recebimento de honorários de sucumbência por advogados públicos, prescrição na desapropriação indireta, interpretação dos dispositivos legais que tratam da contratação de serviço singular por profissional notoriamente especializado.

Foi inserido um item no capítulo primeiro, sobre direito administrativo emergencial, constituído por atos normativos de vigência temporária, porque vinculados à pandemia.

Características:
Capa dura: 1104 páginas
Editora: Editora Forense; 34ª edição (7 maio 2021)
Link do Livro na Amazon


#2 Direito Administrativo Brasileiro

Autor: Hely Lopes Meirelles,‎ José Emmanuel Burle Filho,‎ Carla Rosado Burle,‎ Luís Gustavo Casillo Ghideti

Hely Lopes Meirelles é outro nome largamente reconhecido e respeitado no Direito Administrativo Brasileiro.

Foi Professor, Secretário de Estado, Parecerista e Advogado sendo autor de obras consideradas seminais nessa área.

Fruto da larga experiência e do profundo conhecimento jurídico do Autor esta obra se constitui, hoje, num verdadeiro clássico do Direito Administrativo Brasileiro.

Continuamente enriquecida e atualizada em suas sucessivas edições, trouxe, sempre, a melhor doutrina, a mais atualizada jurisprudência e referências à legislação em vigor – aliando, assim, a teoria à prática, buscando soluções e construindo conceitos, formulando e aplicando o Direito Administrativo à realidade do País.

Características:
Capa comum: 1016 páginas
Editora: JusPodivm; 1ªª edição (1 janeiro 2019)
Link do Livro na Amazon


#3 Direito Administrativo Descomplicado

Autor: Marcelo Alexandrino,‎ Vicente Paulo

Capa do Livro: Direito Administrativo Descomplicado

Os Professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo têm, como relevante diferencial, singular capacidade de transportar para a escrita a mesma didática que os caracteriza nas salas de aulas, pela qual conseguem tratar de temas altamente complexos de forma objetiva e cristalina, em linguagem descomplicada, amplamente acessível.

A maestria na comunicação, a clareza na abordagem dos assuntos, a empatia com seu público e a preparação podem explicar parte do sucesso de aceitação de suas obras.

Direito Administrativo Descomplicado é reflexo das características apontadas acima.

O livro aborda todos os temas relevantes da disciplina, contemplando o conteúdo de editais dos principais concursos públicos, como também os programas das universidades do País, tudo com o rigor científico que exige a matéria.

Complementarmente, apresenta uma extensa seleção de exercícios extraídos de provas de importantes bancas examinadoras, organizados por assunto, o que permite uma eficaz fixação do conteúdo estudado.

Características:
Capa comum: 1512 páginas
Editora: Método; Edição: 1ª (7 de março de 2018)
Link do Livro na Amazon


#4 Direito Administrativo

Autor: Ricardo Alexandre, João de Deus

Capa do Livro Direito Administrativo do Autor Ricardo Alexandre

“Trata-se de estudo de envergadura, emanado de mentes que conhecem a teoria e a prática do objeto científico. Daí a forma didática, clara e objetiva como os temas são expostos.

O grande diferencial desta obra é fruto da capacidade de os autores tratarem de temas áridos, complexos, em linguagem direta e simples, sem perda da profundidade do conteúdo.

Houve o cuidado de facilitar, ainda mais, a compreensão dos institutos mediante a inserção de diversos quadros resumo, também no próprio corpo do texto, resumindo-se graficamente os pontos cruciais da matéria.

Assim, esta singular obra corresponde a um importante marco para a doutrina administrativista, para aqueles profissionais que aplicam as regras do Direito Administrativo, para os estudantes e para todos aqueles cidadãos que pretendem ingressar na Administração Pública pela via republicana do concurso público.

Valdecir Fernandes Pascoal – Presidente da Atricon e Conselheiro-Presidente do TCE/PE A obra veio atender ao anseio de todos os concurseiros: ter em mãos uma doutrina segura, que traga aquilo que realmente precisa ser estudado para concurso, nem mais nem menos.

Este livro o auxiliará nas três fases do estudo: na primeira, que exige o estudo doutrinário – alicerce do aprendizado –, temos conteúdo de excepcional qualidade; na segunda, em que devemos conhecer a visão das bancas de concursos e fazer revisão da matéria, contamos com o que Ricardo Alexandre chama de “jurisprudência de bancas” e o auxílio de gráficos que sintetizam a matéria, além de cuidadosos grifos de palavras-chave que devem ser memorizadas; finalmente, a terceira fase impõe a prática intensa de questões de concursos, a ser exercitada com o Caderno de Questões que acompanha a obra.

Quando estudei para concursos, não encontrei um livro como este. Você dispõe do melhor material de preparação para provas e concursos!” Alexandre Meirelles – Especialista na preparação para concursos

Características:
Capa comum: 1152 páginas
Editora: Método; Edição: 4ª (16 de maio de 2018)
Link do Livro na Amazon


#5 Manual de Direito Administrativo

Autor: Alexandre Mazza

Capa do livro: Manual de Direito Administrativo de Alexandre Mazza

Extremamente didático, o “Manual de Direito Administrativo” apresenta ao estudante uma visão global dos institutos, que são abordados em 4 planos distintos:

a) doutrina,

b) legislação,

c) jurisprudência, e

d) sua incidência no Exame da Ordem e em concursos públicos.

Ao final de cada capítulo, quadros sinóticos para revisão da matéria, seguidos de questões de concurso para verificação da aprendizagem.

Alexandre Mazza é Pós-doutorando na Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP. Professor de Direito Administrativo e Direito Tributário da Rede LFG. Advogado.

Características:
Capa comum: 1232 páginas
Editora: Saraiva; Edição: 8ª (1 de janeiro de 2018)
Link do Livro na Amazon


#6 Manual de Direito Administrativo

Autor: José dos Santos Carvalho Filho

Capa do Livro: Manual de Direito Administrativo de José dos Santos

O Manual de Direito Administrativo, do Professor José dos Santos Carvalho Filho, chega, em 2018, à sua 32ª edição, reafirmando o sucesso adquirido entre os estudiosos da matéria.

A nova edição, como habitualmente acontece, está rigorosamente atualizada, sempre obedecendo ao compromisso do autor em oferecer um método didático e acessível aos leitores.

No campo normativo, o autor incluiu comentários ou referências a diversas leis novas, todas imprescindíveis ao estudo dos temas da obra.

Do ângulo jurisprudencial, foram inseridas as mais importantes decisões e súmulas oriundas dos tribunais superiores na área do direito público.

Por outro lado, novos trabalhos científicos foram referidos para a atualização dos leitores.

Pela relevância dos assuntos, e em face de nova legislação, foram criados tópicos novos, sendo um deles relativo à terceirização no serviço público no regime de trabalho temporário e o outro pertinente à legitimação fundiária, nova ferramenta instituída pela Lei nº 13.465/2017.

Todo esse esforço permite consolidar o inegável triunfo do Manual e sua justa e crescente preferência entre estudantes e operadores da área jurídica.

Características:
Capa comum: 1400 páginas
Editora: Atlas; Edição: 32ª (2 de março de 2018)
Link do Livro na Amazon


#7 Resumo de Direito Administrativo Descomplicado

Autor: Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo

Capa do Livro Resumo de Direito Administrativo

Nesta obra, são abordados os principais tópicos do Direito Administrativo, numa linguagem clara e objetiva.

“Embora se trate de um resumo da disciplina, procuramos apresentar com razoável aprofundamento as construções doutrinárias essenciais relativas a cada assunto estudado, analisar as normas constitucionais ou legais envolvidas e expor a jurisprudência pertinente, sobretudo a do Supremo Tribunal Federal, acompanhada dos comentários necessários.

Acreditamos que o livro proporcionará ao leitor uma visão ao mesmo tempo rápida e abrangente dos diferentes temas de Direito Administrativo, atendendo tanto aos que buscam obter noções básicas ou gerais, quanto aos que dominam a disciplina e desejam um material útil para revisão e fixação dos seus mais relevantes pontos.

Para um estudo extensivo, indicamos a leitura de nossa obra completa, Direito Administrativo Descomplicado, que serviu de base à elaboração deste Resumo”. Marcelo Alexandrino & Vicente Paulo.

Características:
Capa comum: 496 páginas
Editora: Método; Edição: 11ª (27 de abril de 2018)
Link do Livro na Amazon


#8 Curso de Direito Administrativo

Autor: Marçal Justen Filho (Autor)

Capa: Curso de Direito Administrativo Autor Marcal-Justen Filho

Essa nova edição, 13.ª foi totalmente reformulada. Projeto gráfico novo, conceitos práticos, atualização jurisprudencial, com as decisões mais importantes sobre a matéria.

O autor fez uma revisão dos institutos de direito administrativo sempre aliando à prática do profissional e aluno.

Inseriu tratamento jurídico à corrupção, retratou a ineficiência dos serviços estatais.

Sempre de forma profunda e muito bem embasada, obra relevante nos Tribunais Superiores tendo força normativa nos precedentes jurisprudenciais.

Características:
Capa comum: 1632 páginas
Editora: Revista dos Tribunais; Edição: 13ª (23 de agosto de 2018)
Link do Livro na Amazon


#9 Manual de Direito Administrativo

Autor: Licínia Rossi

Capa Livro: Manual de Direito Administrativo Licinia Rossi

Nesse Manual de direito administrativo você encontrará ferramentas essenciais ao aprendizado jurídico, estruturadas de maneira sistematizada para facilitar o estudo e a compreensão do conteúdo.

Os conceitos, as divergências doutrinárias e o aprofundamento de determinado instituto são destacados ao longo do texto.

Para facilitar a consulta, a autora incluiu o tópico “legislação correlata”, com a menção integral dos artigos mais importantes.

O leitor poderá optar pela consulta, a apenas esse item, se assim desejar, tendo contato, de forma eficiente e prática, com os dispositivos mais importantes e recorrentes em todas as provas e concursos públicos do País.

A obra contém esquemas gráficos que, além de facilitar a memorização, ajudam na diferenciação de institutos semelhantes, mas que aparecem como “pegadinhas” nas provas.

Cada assunto desenvolvido ao longo do livro é acompanhado de jurisprudência, para facilitar o entendimento da matéria de acordo com a interpretação dos Tribunais.

O Manual também traz um capítulo chamado Guia para estruturação de peças prático-profissionais, que tem por escopo pontuar e estruturar um “esqueleto da peça”, com dicas fundamentais para a atividade prático-profissional.

Esse guia será útil tanto para o profissional militante quanto para aqueles que estão se preparando para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e concursos públicos que estabelecem a confecção de peças como etapa obrigatória.

Características:
Capa comum: 912 páginas
Editora: Saraiva; Edição: 4ª (12 de fevereiro de 2018)
Link do Livro na Amazon


#10 Série Provas & Concursos – Manual de Direito Administrativo – Teoria, Doutrina e Jurisprudência

Autor: Gustavo Mello Knoplock

Capa do Livro, Manual do Direito Administrativo Gustavo Knoplock

“A Série Provas & Concursos contempla obras escritas por autores especialistas e é destinada a todos os que estudam para provas de concursos públicos.

Aliando a teoria com a prática, esta série ajuda a preparar o leitor na medida exata de suas necessidades, uma vez que todo o conteúdo é elaborado a partir dos editais de concursos.

Além disso, a linguagem simples, clara e concisa auxilia na fixação dos conceitos mais importantes.

Cada vez mais é notório que o sucesso da Série Provas & Concursos está intimamente relacionado à experiência que os autores adquirem com anos no magistério específico de cursos preparatórios em todo o país.

Graças à constante necessidade de se fazerem compreendidos por uma massa heterogênea de alunos, com as mais diversas bagagens curriculares, têm eles desenvolvido uma didática criativa e cheia de recursos inéditos a fim de transmitir o conteúdo programático de forma eficaz.

Tal brilhantismo é a marca registrada de Gustavo Mello Knoplock, professor meticuloso e que trata os meandros de Direito Administrativo com maestria didático-pedagógica, sem descuidar dos detalhes que fazem a diferença na hora da prova.

A presente obra merece todo o crédito dos concursandos, sendo fadada a se transformar em um dos ícones editoriais nesse segmento.

Como sempre, recomendamos enfaticamente a resolução das questões tão logo compreendida a teoria pertinente ao tema explanado.

É com justificado orgulho, outrossim, que apresentamos mais uma obra de sucesso para engrandecer a constelação da Série Provas & Concursos. Bons estudos!” Sylvio Motta

Características:
Capa comum: 688 páginas
Editora: Método; Edição: 11ª (2 de maio de 2018)
Link do Livro na Amazon

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

One Comment

  1. Eu indicaria o livro “Curso de Direito Administrativo” do Prof. Juliano Heinen (Juspodivm). Ele é completo, didático e bastante objetivo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados