10 Melhores Livros de Português e Gramática para Concursos [2019]

Concursos 9881
Imagem com livros sobre uma mesa com o texto Livros de Português.

Nesta página você irá encontrar a lista dos 10 livros de português para concursos mais recomendados pelos professores de português e também os mais cobrados nos editais de todo o país.

Português é a matéria mais cobrada em concursos públicos e merece bastante atenção durante a preparação e estudos.

Por este motivo, escolher o melhor material é um excelente começo para te ajudar na jornada pela tão sonhada vaga.

#1 – O Quê, Quanto e Como Estudar Português Para Concursos

Autor: José Almir Fontella Dornelles

Capa do livro - O Quê, Quanto e Como Estudar Português Para Concursos

O autor desse livro fez uma análise e pesquisa detalhada em 3.490 questões de português em concursos públicos durante três anos.

Todo esse trabalho permitiu identificar os padrões e características comuns utilizadas pelas bancas ao formatar suas provas.

Assim, ele traz a você leitor a capacidade de compreender e se preparar melhor para as questões de português em concursos públicos, demonstrando a forma certa e otimizada de estudar para “quebrar” as bancas.

Os dados apresentados neste livro vêm ilustrados com gráficos, e oferece aos estudantes, com clareza, as indicações sobre: 1) as principais bancas examinadoras; 3) os principais assuntos que compõem as provas de Língua Portuguesa; 4) os principais itens que compõem as questões de cada assunto; 5) a frequência com que tais assuntos e itens são cobrados em provas; 6) a intensidade de estudo requerida (e recomendada) para cada item ou assunto; 7) as chances (índices de probabilidade) de os assuntos e seus respectivos itens caírem nas próximas provas.

Além disso, há 225 questões, resolvidas e comentadas, que têm como objetivo mostrar como são as questões elaboradas pelas principais bancas examinadoras e, também, apontar os conhecimentos prévios necessários para que cada candidato possa estudar objetivamente para resolvê-las no próximo concurso.

A formula do sucesso para gabaritar português no seu próximo concurso é: Este livro + Uma boa gramática + Dedicação = Sucesso.

Características:
Capa comum: 344 páginasEditora: Alumnus; Edição: 3ª (6 de março de 2017)
Link do Livro na Amazon

#2 – Série Provas & Concursos – A Gramática para Concursos Públicos: Teoria Completa e Mais de 1.300 Questões Comentadas

Autor: Fernando Pestana

Capa do Livro - A Gramática para Concursos Públicos de Fernando Pestana

A gramática para Concursos Públicos de Fernando Pestana tem tomado uma grande relevância no mercado e tem sido muito bem avaliada por vários especialistas.

A principal e mais marcante característica é a linguagem simples utilizada pelo Fernando Pestana.

Ao ler você sente que está lendo uma carta pessoal dele direcionada a você o que torna a leitura fácil e gostosa.

Uma forma inovadora de ensinar português que mereceu o seguinte comentário do lendário gramático Evanildo Bechara:

A Gramática para Concursos Públicos é uma prova evidente de que cumpriu com eficácia seu principal objetivo: descrever a estrutura da língua portuguesa e mostrar essa descrição refletida em questões objetivas formuladas por Bancas Examinadoras de todo o país.

Este objetivo permite ao Autor ampliar seu quadro de pontos gramaticais alicerçado nos nossos mais credenciados compêndios do gênero, ao mesmo tempo que impõe aos organizadores de testes objetivos a fuga de certas lições arbitrárias que não têm respaldo nem na boa linguística, nem no uso dos bons escritores do nosso idioma.

Diante disto, felicito o caro colega Fernando Pestana por estar empenhado nesta patriótica missão do cultivo e divulgação da nossa língua materna.

Características:
Capa comum: 1.136 páginas
Editora: Método; Edição: 3ª (13 de abril de 2017).
Link do livro na Amazon


#3 – Gramática Comentada com Interpretação de Textos Para Concursos

Autora: Adriana Figueiredo

Capa do Livro - Gramática Comentada para Concursos Adriana Figueiredo

A maioria dos concurseiros têm dificuldades de memorizar uma série de regras gramaticais do Português e estão presos nos formatos de estudos engessados da época escolar.

Se, para você, estudar Língua Portuguesa também é algo espinhoso, chato e cansativo, mas sabe que precisa se dedicar bastante para garantir uma vaga na carreira pública, esta gramática foi feita para auxiliá-lo e provar que é possível aprender essa disciplina de forma descomplicada e prazerosa.

Com auxílio de uma valiosa experiência de lecionar essa matéria por mais de vinte anos em cursinhos preparatórios, a autora conhece de cor as principais dúvidas de alunos e leitores.

E em cada capítulo você poderá esclarecer todas essas principias dúvidas, como se estivesse em sala de aula, conversando com a professora.

Esta gramática é completa, contém toda a teoria cobrada pelas bancas organizadoras de concursos, além de muitas questões comentadas em detalhes, exercícios para você praticar e fixar o conteúdo.

São mais 650 questões de concursos anteriores comentadas .

Essa gramática é indispensável aos concurseiros que precisam aprender gramática e interpretação de textos, não só para uma prova, mas para a vida toda!

Características:
Capa comum: 712 páginas
Editora: Saraiva; Edição: 5ª (13 de março de 2017)
Link do Livro na Amazon


#4 – Moderna Gramática Portuguesa

Autor: Evanildo Bechara

Capa do Livro: Moderna Gramática Portiguesa de Evanildo Bechara

A mais completa e atualizada referência de nossa língua a Moderna Gramática Portuguesa do professor Evanildo Bechara.

Sucesso absoluto de vendas é uma das gramáticas preferidas por professores e faz parte da bibliografia básica dos principais concursos públicos no Brasil.

O professor Evanildo Bechara é titular da cadeira nº 16 da Academia Brasileira de Filologia e da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, é também membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra.

Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

É o autor de várias das principais gramáticas da língua portuguesa tanto ao público leigo quanto a profissionais da área.

Características:
Capa comum: 696 páginas
Editora: Nova Fronteira; Edição: 38ª (1 de junho de 2015)
Link do livro na Amazon


#5 – Novíssima Gramatica da Língua Portuguesa

Autor: Domingos Paschoal Cegalla

Capa do Livro - Novissima Gramatica Domingos Cegalla

A Novíssima gramática da língua portuguesa se tornou uma obra indispensável desde seu lançamento, em 1964, graças à grande aceitação que obteve por parte de professores e estudantes ao longo dos anos.

Até 2004, essa respeitada gramática foi submetida a seis reformulações, todas com o intuito de mantê-la atualizada.

Nesta mais recente edição, a Novíssima gramática da língua portuguesa é um excelente instrumento, para todos aqueles que precisam esclarecer suas dúvidas a respeito da língua portuguesa.

Fornece inúmeros exercícios de fixação de conteúdos gramaticais e também provas dos principais concursos e exames vestibulares, em todos os capítulos.

Características:
Capa comum: 696 páginas
Editora: Nacional; Edição: 48ª (1 de janeiro de 2008)
Link do Livro na Amazon


#6 – Nova Gramática do Português Contemporâneo

Autor: Celso Cunha

Capa do Livro - Nova Gramática do Português Contemporâneo

Esta também é uma das mais conceituadas gramáticas da língua portuguesa bastante usada nos editais de concursos públicos

Esta é uma obra bastante organizada de fácil leitura e consulta. São 800 páginas repletas de conteúdo riquíssimo, abordando todos os aspectos da língua portuguesa.

Características:
Capa dura: 800 páginas
Editora: Lexikon; Edição: 7ª (1 de junho de 2016)
Link do Livro na Amazon


#7 – Português Para Concursos. Manual Completo

Autor: Henrique Subi

Capa do Livro: Português Para Concursos. Manual Completo Henrique Subi

Este manual traz apenas a Teoria acerca do que é cobrado nos concursos públicos.

Ele traz, também, um grande número de questões comentadas, temas de redação e trechos do manual de redação da presidência da República.

A obra contém mais de 1.000 questões comentadas dos principais concursos públicos do país com explicações detalhadas, item por item.

O livro é escrito numa linguagem direta, sem exageros linguísticos e com foco constante na melhor e mais atualizada informação, assim você tem acesso a um texto que vai direto ao ponto e traz o maior número possível de informações úteis para o leitor.

Tudo isso sem contar que a obra foi escrita por um autor consagrado, que já vendeu mais de 100.000 livros na área de concursos e exames públicos e que tem também larga experiência em grandes cursos preparatórios para concursos públicos, presenciais e a distância.

Em resumo, os estudantes e examinandos de concursos públicos e demais interessados têm em mãos um verdadeiro Manual Completo de Português, que certamente será decisivo nas pesquisas e estudos para alcançar a t~~ao sonhada aprovação em concursos.

Características:
Capa comum: 668 páginas
Editora: Foco Jurídico; Edição: 2ª (1 de janeiro de 2017)
Link do Livro na Amazon


#8 – Português Para Concursos

Autor: Eduardo Sabbag

Capa do Livro: Português Para Concursos de Eduardo Sabbag

Este livro trata dos assuntos mais importantes da Gramática de forma objetiva e clara: ortografia, acentuação gráfica, crase, regência, concordância, pontuação e verbos.

Além de um capítulo reservados para os problemas e erros comuns da língua culta e outro dedicado à redação, essencial nos concursos.

Tem, também, um grande diferencial em relação às outras obras: vídeos explicativos complementares e áudios com resumos da matéria. 

O autor fornece ao leitor uma visão geral da matéria trazendo um aprofundamento necessário ao perfeito entendimento da disciplina, aborda conceitos, fundamentos, exemplos e exercícios de maneira simples e prática. 

O livro destina-se principalmente àqueles que desejam sucesso em concursos públicos, sendo bastante valioso também para o estudo e conhecimento da língua portuguesa de uma forma geral.

Características:
Capa comum: 440 páginas
Editora: Saraiva; Edição: 1ª (5 de maio de 2017)
Link do Livro na Amazon


#9 – Gramática Completa Para Concursos e Vestibulares – Conforme a Nova Ortografia

Autor: Nilson Teixeira de Almeida

Capa da Gramática Completa Para Concursos e Vestibulares - Conforme a Nova Ortografia

A gramática completa para diversos concursos e vestibulares traz a teoria gramatical completa explicada de um modo simples.

Contém mais de 500 questões de múltipla escolha escolhidas de concursos públicos e vestibulares promovidos por diversas bancas e instituições brasileiras.

Esta obra foi criada para fazer o estudo da Gramática uma atividade mais prazerosa, longe daquela ideia de informações maçantes difíceis de entender.

Para facilitar o estudo a obra conta com moderno projeto gráfico, miolo em duas cores e explicações com vários exemplos de usos da língua portuguesa, retirados em clássicos da literatura, letras de música, poemas, expressões do dia-a-dia e etc.

Em suas questões comentadas contém o grande diferencial de explicar e comentar todas as respostas, não apenas a resposta correta, assim o leitor pode entender melhor todos os detalhes sutis e não cair nas famosas “pegadinhas” muito comuns em concursos públicos.

Características:
Capa comum: 494 páginas
Editora: Saraiva; Edição: 2 (1 de janeiro de 2009)
Link do Livro na Amazon

#10 – Língua Portuguesa Para Concurso: CESPE – Cebraspe

Autor: Duda Nogueira

Capa do Livro - Língua Portuguesa Para Concurso: CESPE – Cebraspe

A banca CESPE é uma das mais temidas pelos concurseiros de plantão. O nível de complexidade de suas questões é bastante alto, exigindo um elevado grau de conhecimento de quem faz suas provas.

Porém, ela costuma ser responsável pelas provas dos concursos mais desejados do país, com ótimos salários e benefícios.

Portanto, entender a banca e como ela cobra o conhecimento em suas provas é essencial para alcançar êxito.

Esta obra foi concebida com o intuito de demonstrar como a banca CESPE/Cebraspe elabora as questões de Língua Portuguesa. Contém a teoria completa e 140 questões de concursos; nos assuntos: Fonologia; Morfologia; Sintaxe; Coesão e coerência; Reescritura de frases; Interpretação de texto; Redação oficial; Figuras de linguagem.

Características:
Capa comum: 336 páginas
Editora: Editora Juspodivm; Edição: 3ª (20 de março de 2018)
Link do Livro na Amazon

Crédito imagem da capa: Designed by Freepik


Veja também os livros de Direito Constitucional e Direito Administrativo que separamos para você gabaritar qualquer concurso.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 - Todos os direitos reservados