Todos os estofadores que aprenderam o ofício não receberam uma instrução acadêmica.
Se você tiver a oportunidade de perguntar a alguns estofadores como eles aprenderam essa profissão, eles responderão, provavelmente, que entraram nela muito jovens como aprendiz ou assistente em uma oficina de estofados.
Assim, com base no trabalho, ao longo dos anos é que se tornou estofador. Se ele for honesto, provavelmente poderá lhe dizer que, mesmo após 20 anos de trabalho, ele ainda aprende.
Tabela de Conteúdos
Como se tornar estofador?
Em algumas cidades, existem centros culturais que organizam oficinas de artesanato, como restauração de móveis, trabalhos em couro ou iniciação de estofados.
É também uma maneira interessante de ter um primeiro contato com o comércio de estofados. Outra forma de começar a aprender sobre estofaria é através de livros.
Para se tornar um estofador profissional, você deve aprender a costurar a máquina, usar um grampeador estofado, calcular o tecido necessário para cada estofamento, criar padrões e muitos outros detalhes da profissão aprendida com a prática.
Livros para aprender estofamento
Se você ainda não encontrou uma oficina de tapeçaria onde pode começar a trabalhar como aprendiz ou cursos ministrados na cidade onde mora sobre esse assunto, você pode aprender algumas técnicas através de livros escritos por estofadores que decidiram compartilhar seus conhecimentos.
Para começar a primeira sugestão é um livro Upholstery for Amateurs escrito por gwenyth Clark. Este é um livro com o qual aprender através de boas explicações e com fotos reais, como estofar algumas peças, a maioria delas clássicas.
Há outro livro, Essential Upholstery Guide, de Dorothy L. Gates. Também é um livro com fotografias muito explicativas e dicas práticas para você começar no mundo dos estofados.
Há um livro que alguém digitalizou e pendurou na internet, Como Reformar um sofá em PDF. Tem muitas explicações e ilustrações que pode servir para seu começo na profissão. Ele se concentra principalmente no estofamento de sofás modernos.
Essas sugestões são práticas e interessantes para alguém que quer começar a aprender o ofício de estofamento, mas com certeza existem mais, embora esse assunto não seja tema de livros escritos em português.
Vídeos para aprender a estofar e cursos online
Outra maneira de aprender técnicas de estofamento é assistir a vídeos no YouTube. Existem alguns tutoriais para estofar cadeiras, sofás, bancos, assentos de moto e tudo o que pode ser estofado.
Online você também encontra cursos a distância que também poderão em algumas semanas, dar uma introdução à profissão de estofador.
O que um estofador deve saber?
Para iniciar seus estudos sozinho um começo é saber o que um estofador deve ter conhecimento.
Aprender a manusear um grampeador estofado é importante, mas evidentemente, existem mais ferramentas que em conjunto com grampeador estofado permitem que esse profissional alcance os melhores resultados.
Portanto, para executar um bom trabalho um estofador deve saber:
- Preparar do trabalho e organização do meio ambiente.
- Fazer medições de material, no plano ou no local. Fazer medições de material, não planas ou não locais.
- Preparar (limpeza, desengorduramento, decapagem, etc.) e polimento das superfícies e elementos a serem tratados.
- Arranjar bases de espuma de borracha
- Colocar juntas e cantos
- Reparar tratamentos
- Executar revisões
- Fazer manutenção de ferramentas, máquinas e equipamentos de trabalho, incluído o grampeador estofado.
- Manipular dos elementos, ferramentas, materiais, meios auxiliares, proteções coletivas e individuais necessárias à realização do trabalho.
- No nível de formação de treinamento o estofador aprende:
- Destreza manual Destreza manual
- Critérios estéticos
- Conhecimento Necessário
- Interpretação de planos e técnicas de implantação
- Técnicas de preparação de superfícies
- Técnicas de isolamento e estofamento
- Técnicas de corte
- Conhecimento do manuseio e manutenção das diferentes ferramentas e máquinas utilizadas no comércio
- Normas de segurança e saúde na construção
Estudar e praticar é sempre o melhor caminho para você se especializar na área e se tornar um profissional requisitado no ramo.