fbpx

10 Melhores Livros de Fotografia [2021]

Negócios Profissões 119
Melhores livros de fotografia

É difícil escolher apenas 10 entre os melhores livros de fotografia. Afinal, essa é uma área na qual podemos caminhar de três formas diferentes: escolhendo obras com referências de grandes fotógrafos, biografias ou até mesmo livros que explicam os grandes conceitos teóricos e técnicos do setor.

Porém, como não podemos colocar todos os livros do mundo nessa lista, decidimos fazer um 10 com algumas indicações. Assim, você pode escolher o seu favorito com mais facilidade!

Se além de ler bons livros você considerar fazer um curso de fotografia, veja a lista com algumas das melhores opções de cursos online no site FotoinFoco.

Vamos começar?

Confira abaixo os 10 melhores livros de fotografia:


#1 O Olho do Fotógrafo: Composição e Design para Fotografias Digitais Incríveis

Autor: Michael Freeman

Livro o olho do fotógrafo

Quem é fotógrafo sabe que o design pode ser um dos fatores mais importantes para criar uma imagem de sucesso. Portanto, essa característica de enxergar o potencial de uma imagem forte e melhorá-la é imprescindível aos profissionais da área.

A obra fala sobre a importância de organizar elementos gráficos para uma composição atraente e eficiente da fotografia. A edição é tratada como de suma prioridade para revolucionar a forma como os fotógrafos fazem suas fotos.

O livro aborda a composição, design tradicional, técnicas digitais, imagem HDR e muito mais. Tudo isso buscando uma forma de ampliar as possibilidades da foto sem que isso tenha qualquer tipo de comprometimento com o olhar do fotógrafo.

Características:
Capa comum: 192 páginas
Editora: Bookman; Edição: 1 (11 de maio de 2012)
Link do Livro na Amazon


#2 A Bíblia da Fotografia: Tudo o que você precisa saber para fazer fotos perfeitas

Autor: Michael Freeman

Livro a bíblia da fotografia

Também escrito por Michael Freeman, a “Bíblia da Fotografia” reúne dezenas de técnicas e desafios com o objetivo não apenas de educar, mas também de inspirar fotógrafos ao redor do mundo. Afinal, todos precisam de inspiração e criatividade!

Por meio de uma estrutura didática, digna de renomados cursos de fotografia, o autor escreve de uma forma que faz com que o leitor se sinta em uma sala de aula. A linguagem é prática e clara, quase como uma conversa entre professor e aluno.

A obra é dividida em quatro seções, sendo elas: exposição, luz e iluminação, composição e processamento. Logo, o livro trata os principais conceitos da fotografia para quem quer começar a fazer fotos incríveis ou até mesmo se aprofundar no assunto.

Características:
Capa comum: 336 páginas
Editora: Bookman; Edição: 1 (16 de maio de 2019)
Link do Livro na Amazon


#3 Fotografia Básica de Langford: Guia completo para fotógrafos

Autor: Michael Langford

livro de fotografia básica de langford

O livro funciona como um ponto de partida para quem quer saber mais sobre a fotografia. Afinal, é um texto introdutório que busca abordar todos os princípios fundamentais desta prática tão amada por artistas.

Além de explicar mais sobre os equipamentos mais utilizados no universo da fotografia, o autor aborda ainda técnicas para conseguir o clique perfeito, seja no momento ou até mesmo no processo de pós-produção, também conhecido como edição.

Além disso, são tratados também temas como a importância do conteúdo, o significado visual de uma foto, desenvolvimentos recentes na fotografia digital e muito mais. Você também terá a oportunidade de se inspirar com referências de renomados fotógrafos clássicos e contemporâneos!

Características:
Capa comum: 448 páginas
Editora: Bookman; Edição: 8 (13 de agosto de 2008)
Link do Livro na Amazon


#4 Manual do fotógrafo de rua

Autor: David Gibson

manual do fotógrafo de rua

Mais que um manual, esse livro de fotografia é também uma verdadeira celebração do espírito do fotógrafo. Ao longo da leitura, você vai conferir instruções inspiradoras para que capturar o momento urbano perfeito seja muito mais fácil.

O autor reuniu 20 tutoriais de projetos simples, como temas como sequências, sombras e objetos. Assim, você pode utilizar essas ideias como referências para as suas próprias criações fotográficas.

Além disso, o livro conta ainda com perfis ilustrados de 20 fotógrafos de rua renomados internacionalmente, como Bruce Gilden, Nils Jorgensen e Trent Parke. Então, se você gostaria de ser um fotógrafo de rua, não há dúvidas de que esse é um dos melhores livros de fotografia para você!

Características:
Capa comum: 192 páginas
Editora: Editora Gustavo Gili; Edição: 2 (10 de abril de 2020)
Link do Livro na Amazon


#5 Fotografia: Um guia para para ser fotógrafo em um mundo onde todos fotografam

Autor: Daniela Agostini, Heloísa Alessio e Thomas Degen

fotografia um guia para ser fotógrafo

Você já parou para pensar em como a fotografia é cada vez mais democratizada? Em um mundo de smartphones, todas as pessoas estão acostumadas a fazer fotos praticamente todos os dias. Então, como é possível se tornar fotógrafo nesse mundo onde todos fotografam?

Para os autores, o conhecimento e a prática são imprescindíveis para criar boas composições e alcançar os efeitos desejados. Logo, na obra, eles apresentam essas teorias e técnicas de forma didática, abordando desde os conceitos básicos até os mais elaborados.

Você vai aprender mais sobre os diferentes tipos de fotografia (como social, de maquiagem, de publicidade, o fotojornalismo e etc), técnicas de desenvolvimento de projetos e até mesmo truques para divulgar o seu portfólio profissional. Portanto, é um livro imprescindível para todo mundo que quer se profissionalizar e crescer com a fotografia.

Características:
Capa comum: 344 páginas
Editora: Senac São Paulo; Edição: 1 (6 de junho de 2019)
Link do Livro na Amazon


#6 O Fotógrafo: Uma História no Afeganistão

Autor: Emmanuel Guibert e Didier Lefèvre

livro o fotógrafo

Essa obra é uma prova de que o jornalismo associado aos quadrinhos é praticamente um novo gênero da literatura. Aqui, a obra lança mão de possibilidades estilísticas das fotos em preto e branco. Além disso, consideramos também a versatilidade dos quadrinhos para produzir algo completamente novo.

A obra retrata a história de Didier Lefèvrem um fotógrafo francês que partiu para o Afeganistão com uma equipe de integrantes do Médico Sem Fronteiras. A jornada começou em 1986, durante a guerra.

Com as tropas da União Soviética lutando contra os guerrilheiros Mujahedin (responsáveis pela instalação do Talibã no poder), o fotógrafo considerou sua experiência tão impactante que decidiu imortalizá-la em um livro. É um ótimo relato de vivência para quem gostaria de se aventurar por esse segmento da fotografia.

Características:
Capa dura: 88 páginas
Editora: Conrad; Edição: 2 (1 de janeiro de 2010)
Link do Livro na Amazon


#7 Poses Perfeitas: A arte da pose para fotógrafos e modelos

Autor: Roberto Valenzuela

poses perfeitas

Dentre os livros de fotografia para quem trabalha com retratos e editoriais, não podemos deixar de citar “Poses Perfeitas”. Afinal, é preciso não apenas aprender a criar uma imagem perfeita nos quesitos técnicos, mas também a conseguir poses naturais e/ou elegantes.

Pensando nisso, o autor reuniu um sistema prático para ajudar fotógrafos e modelos a analisar a imagem, identificar áreas problemáticas na pose e solucionar esses problemas na hora, sem impedir a continuidade do projeto fotográfico.

Além disso, são tratados também truques e dicas para compreender o conceito de pose, examinando a anatomia, a coluna, o pescoço e cada um dos componentes essenciais para a posição perfeita para a fotografia.

Características:
Capa comum
Editora: Altair Hoppe iPhoto Editora (1 de janeiro de 2014)
Link do Livro na Amazon


#8 Fotógrafos sobre a fotografia: Olhe, pense e tire fotos como os mestres

Autor: Henry Carroll

Livro fotógrafos sobre a fotografia

Esse livro é indicado para quem acha que conhece a fotografia, mas talvez precise aprofundar os seus conhecimentos. Desenvolvido por Henry Carroll, ele funciona como uma verdadeira coletânea de citações, imagens e entrevistas com alguns dos nomes mais influentes do mercado fotográfico.

Você vai ter a oportunidade de analisar a vida e o trabalho de fotógrafos como Nobuyoshi Araki, Broomberg & Chanarin, Maisie Cousins, Tacita Dean, Lisette Model, Daido Moriyama, Vik Muniz, Irving Penn, Viviane Sassen, Harley Weir e Garry Winogrand.

O livro descobre como cada um desses nomes influentes conseguiu desenvolver seu estilo visual e as ideias que permearam seus projetos. São 50 fotógrafos para que você possa se inspirar em quem existe de melhor!

Características:
Capa dura: 128 páginas
Editora: Editora Gustavo Gili; Edição: 1 (10 de fevereiro de 2019)
Link do Livro na Amazon


#9 Leia isto se quer tirar fotos incríveis

Autor: Henry Carroll

livro: leia isto se quer tirar fotos incríveis

Também escrito por Henry Carroll, este também não poderia ficar de fora da lista de livros de fotografia. A obra não conta com nenhum tipo de gráfico assustador, jargão fotográfico ou até mesmo diagramas técnicos.

Pelo contrário! O objetivo de Carroll foi justamente orientar os leitores ao longo de fundamentos importantes para tirar uma foto perfeita sem complicações. Logo, seu público alvo é não apenas os fotógrafos iniciantes, mas também qualquer um que se interesse pela fotografia em si.

Ao longo da obra, são tratados temas como composição, exposição da luz, lentes, DSLR, câmeras compactas e avançadas e muito mais. Além disso, ele apresenta dicas para quem quer transformar suas fotografias, aplicando os conceitos aprendidos na prática do dia a dia.

Características:
Capa comum: 128 páginas
Editora: Editora Gustavo Gili; Edição: 1 (15 de março de 2014)
Link do Livro na Amazon


#10 Como criar uma fotografia

Autor: Mike Simmons

Livro: Como criar fotografia

Por último, não podemos deixar de citar um dos melhores livros de fotografia disponíveis no mercado. A obra de Mike Simmons parte do princípio de que uma foto não é simplesmente “tirada”. Na verdade, elas são feitas e construídas por meio de um processo criativo completo do fotógrafo.

Logo, a obra serve como um manual prático com foco no processo de criação. O tema é tratado desde o planejamento e desenvolvimento até a realização e difusão dos resultados obtidos. Afinal, ao adotar o processo criativo como fio condutor, o autor consegue explorar diversas práticas fotográficas.

Além disso, o livro traz ainda explicações teóricas explicas de forma simples e clara. Portanto, quem busca um guia prático e visual sobre a fotografia e todo o processo criativo pode ter encontrado o livro perfeito!

Características:
Capa comum: 175 páginas
Editora: Editora Gustavo Gili; Edição: 1 (15 de outubro de 2015)
Link do Livro na Amazon

Pronto! Agora que você já conhece alguns dos melhores livros de fotografia, basta escolher aqueles que mais despertaram sua curiosidade e começar sua jornada de aprendizado. Boa leitura!

Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados