fbpx

5 livros para ler com seus filhos antes de dormir

Diversos 63
Livros para ler com os filhos

Sabemos que a leitura é um item extremamente importante para crescer com um bom vocabulário, maior conhecimento de palavras difíceis, boa escrita, expandir sua mente, dentre vários outros benefícios.

Ler é libertador, é abrir sua mente para novas idéias e experiências! A leitura aflora a criatividade das pessoas, proporcionando maior agilidade ao escrever redações, sem contar que exercita o cérebro, prevenindo doenças como o Alzheimer.

Que fazer uma criança pegar o hábito de leitura é uma tarefa difícil é fato, mas não impossível. Sabendo escolher os livros adequados, que chamem a atenção da criança, como livros de personagens, ou livros em alto relevo.

Roupas e livros são presentes que as crianças não ficam animadas ao ganhar, infelizmente. Por mais que você consiga encontrar uma belíssima roupa infantil na Pama Kids, ou um livro muito legal e interessante para crianças, elas sempre vão preferir ganhar brinquedos de presente.

O hábito da leitura proporciona ao leitor um melhor raciocínio, mais conhecimento sobre diversos assuntos, auxilia na interpretação de conversas e problemas e aumenta o senso crítico das pessoas.

Quando criança, a curiosidade encontrada no processo de alfabetização vira motivo de inspiração, sendo que, infelizmente, ao chegar na fase adulta diminui drasticamente. Alguns anos depois, pode ser que essa inspiração volte, seja para adquirir maior conhecimento sobre um determinado assunto, para mudar a rotina e diminuir o estresse, quanto qualquer outro motivo.

Mas para manter essa inspiração, é preciso ter essa leitura incentivada!

A tecnologia é um fator que vem atrapalhando demais o hábito de leitura. Muitas pessoas seguem trocando a leitura por horas navegando nas redes sociais.

Está esperando o que para começar a inserir a leitura em seu dia a dia? Comece aos poucos, como 15 min de leitura por dia  vá aumentando aos poucos!

5 livros para ler com seus filhos antes de dormir

  • As Crônicas de Nárnia

Este livro (que também possui filme) conta a história de crianças que vivem diversas aventuras em suas vidas. O livro retrata bastante o tema de amizade, confiança e superação.

  • Histórias de Willy

Neste livro seguimos acompanhando Willy, que durante todo o livro percorre a semana realizando a travessia de uma porta, navegando por alegres aventuras, que tem como inspiração, histórias clássicas.

  • O livro com um buraco

Esse é um modelo de livro criado para desenvolver melhor a imaginação infantil. Esse livro possui diversas tarefas, incluindo nadar, dar comida e cozinhar em uma panela, todas essas tarefas com o livro. Esse livro realmente possui um buraco em seu meio.

  • Adivinha o quanto eu te amo

Neste livro, o coelhinho passa o tempo todo tentando pôr para fora todo o amor que sente pelo seu pai, realizando as mais variadas brincadeiras. O papai coelho logo entra na brincadeira, até que ambos reconhecem que o amor que sentem um pelo outro não tem tamanho.

  • O Mágico de Oz

Neste livro Dorothy resolve todos os problemas de seus amigos com a prática de boas ações. A mensagem que este livro passa é que a bondade supera qualquer obstáculo, ajudando as pessoas em muitas coisas.

  • O livro sem figuras

A ideia deste livro é mostrar para o público infantil que, para um livro ser bom, não é necessário possuir imagens! O livro é divertido, com bom conteúdo, fazendo com que o narrador imite vozes engraçadas, como a de um robô.

Como incentivar uma criança a ler livros

  • Compre livros próprios para crianças e que sejam de acordo com seu perfil;
  • Insira a leitura na rotina da criança;
  • Marque passeios de leitura;
  • Faça a leitura ser divertida;
  • Mostre todos os gêneros de livros para a criança, para que ela possa identificar o que mais gostou.

Quando a leitura foi iniciada?

Podemos afirmar que a leitura individual surgiu em meados da Idade Média, com os monges copistas. No ano de 1789, o ato revolucionário de leitura de panfletos políticos e escritos filosóficos dos iluministas foi mobilizado pelos burgueses da França.

Já a leitura escrita foi iniciada na antiga civilização mesopotâmica, através dos povos sumérios. Esse povo deu origem à leitura escrita em meados de 4000 a.C. Essa ação foi iniciada com o uso de argila e cunha.

Johannes Gutenberg foi o responsável por desenvolver o primeiro livro impresso do mundo, sendo considerado um grande avanço na Idade Média (séc XVI). O desenvolvimento deste livro só foi realizado devido a criação da prensa com modelos móveis de Johannes Gutenberg. A bíblia foi o primeiro livro escolhido para ser impresso.

Na época do Romantismo, os folhetins, obras, romances e outras escritas legitimavam os hábitos vigentes, enquanto davam maior reforço à dependência do público feminino sob a dominação do homem.

Já em nosso país, a leitura foi iniciada no século XIX, por meio da imprensa régia, no ano de 1808, que foi quando o Brasil deu início às impressões de livros.

Espero que tenha gostado deste artigo sobre livros para ler com seus filhos antes de dormir. Compartilhe conosco qual livro seu filho mais gosta.

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados