fbpx

10 Melhores Livros de Serviço Social

Profissões 22
Melhores Livros de Serviço Social

Os melhores livros de serviço social estão indicados nesse artigo! Embora seja uma profissão sobre a qual muitas pessoas têm dúvidas, não há como negar que os assistentes sociais são figuras imprescindíveis na nossa sociedade contemporânea.

Uma das particularidades dessa área de atuação é que as políticas sociais estão sempre se reinventando.

Dessa forma, o estudo contínuo é a melhor forma de garantir que você esteja sempre atualizado e pronto para atuar diante de qualquer situação.

Nesse caso, a literatura pode ser a melhor forma de aprofundar os seus conhecimentos, sejam eles técnicos ou até mesmo reflexivos em relação ao papel do serviço social no Brasil.

Pensando nisso, preparamos uma lista completa com alguns dos livros que podem ajudá-lo nessa jornada.

Ficou curioso? Então não deixe de ler esse artigo até o final! Sem mais delongas, vamos começar. Confira abaixo quais são os 10 melhores livros de serviço social:


#1 Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica

Autor: Marilda Villela Iamamoto

Relações sociais e Serviço Social no Brasil

Um dos grandes objetivos deste livro, escrito por Marilda Villela Iamamoto – referência na área, é estabelecer o serviço social como um trabalho indispensável no Brasil, tanto pelos aspectos teóricos, como históricos examinados.

Isso porque as atividades das instituições e dos profissionais de Serviço Social são capazes de revelar aspectos novos e surpreendentes destas relações. Porém, é preciso estudar muito para compreender todas as facetas mais importantes da profissão.

É aqui que entra esta obra. Ao longo de suas páginas, o livro aborda as relações sociais e o serviço social no Brasil do ponto de vista histórico e metodológico.

Portanto, se torna muito importante para que você possa compreender melhor tanto a teoria, como a prática do Serviço Social em nosso país.

Características:
Capa comum: 400 páginas
Editora: Cortez; Edição: 2013 (16 de junho de 2015)
Link do Livro na Amazon


#2 Política social: fundamentos e história

Autor: Elaine Rossetti Behring

Política Social

Esta obra funciona como uma excelente introdução teórica e histórica aos problemas da Política Social no Brasil. O tema é tratado de modo rigoroso, crítico e atual, tendo como destaque a referência aos desdobramentos dessas mesmas políticas nos países capitalistas centrais.

Como complemento, a autora faz um paralelo com a realidade brasileira. A escrita do livro é fácil, com perfil didático e claro, porém sem perder todo o rigor teórico necessário para entender esse tema tão complexo e importante para todo o país.

O público alo da obra é não apenas o profissional que já atua com o serviço social, mas também estudantes e pessoas leigas que querem entender mais sobre as políticas sociais que regem os estados. Logo, é uma ótima leitura independente do perfil no qual você se encaixa.

Características:
Capa comum: 216 páginas
Editora: Cortez; Edição: 2013 (20 de fevereiro de 2018)
Link do Livro na Amazon


#3 Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64

Autor: José Paulo Netto

Ditadura e Serviço Social

Sob a ótica da ditadura militar instaurada no Brasil nos anos 60, este livro busca compreender o que aconteceu no âmbito do serviço social brasileiro entre os anos de 1960 e 1960, período de muitas incertezas no país.

Além disso, a obra analisa também os processos que determinaram a renovação do serviço social, como e por que os assistentes sociais desenvolveram concepções e propostas diferentes e, principalmente, quais são as relações entre essa renovação e a ditadura militar.

Por último, vale ressaltar ainda que o autor disserta sobre a teorização do serviço social como um relacionamento entre a cultura e a sociedade.

De forma rigorosa e original, esta obra polêmica procura responder todas essas questões importantes sobre um dos períodos mais obscuros da história brasileira.

Características:
Capa comum: 424 páginas
Editora: Cortez; Edição: 17ª, Nova (12 de junho de 2018)
Link do Livro na Amazon


#4 Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social

Autor: Marilda Villela Iamamoto

Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche

Também escrito por Marilda Villela Iamamoto, esta obra também merece seu espaço na lista de melhores livros de serviço social. Consolidada como uma das principais autoras do serviço social brasileiro, Iamamoto faz uma análise completa da produção neste livro obrigatório para todos os profissionais da área.

O tema central é o processo de reprodução das relações sociais no movimento global do capital.

Ou seja, a obra prioriza os processos econômicos e políticos que redimensionam o trabalho e a sociedade na nossa realidade cotidiana e atual.

Além disso, a autora fornece ainda tudo o que você precisa para elucidar a questão social no tempo do capital fetiche. Embora seja uma leitura mais densa, vale muito a pena conferir esse livro.

Características:
Capa comum: 496 páginas
Editora: Cortez; Edição: 9ª (20 de fevereiro de 2017)
Link do Livro na Amazon


#5 Feminismo, Diversidade Sexual e Serviço Social

Autor: Silvana Mara de Morais Dos Santos e Mirla Cisne

Feminismo, Diversidade sexual e Serviço Social

Este livro aborda as relações sociais de sexo, raça e classe. Tudo isso enquanto releva contradições e antagonismos que ajudam a decifrar tramas complexas que estruturam o sistema heteropatriarcal-racista-capitalista.

Principalmente sob a ótima do feminismo, a obra mostra como o patriarcado, o racismo e o heterossexismo promovem a exploração da classe trabalhadora e, principalmente, a violação de direitos humanos.

Além disso, o livro promove a interação entre estudantes e docentes que podem dialogar sobre a relevância das lutas sociais, tanto feministas, como antirracismo e anti-homofobia para enfrentar o conservadorismo. A obra é, acima de tudo, um convite à reflexão crítica sobre por que o serviço social deve considerar a defesa do feminismo e da diversidade.

Características:
Capa comum: 208 páginas
Editora: Cortez; Edição: 1ª (4 de junho de 2018)
Link do Livro na Amazon


 #6 História do Serviço Social na América Latina

Autor: Manuel Manrique Castro

História do Serviço Social na América Latina

A nova edição deste livro de Manuel Manrique Castro conta com uma apresentação de Marilda Villela Iamamoto, conhecida por ser uma das mais importantes autoras sobre o serviço social no Brasil.

Segunda Iamamoto, o livro de Manrique “não significa apenas uma revisão do passado, mas instiga indagações sobre o presente e é um marco fundamental no processo de reconstrução do Serviço Social no continente”.

A obra conta toda a história do serviço social na América Latina, permitindo que os leitores possam compreender o passado para construir o futuro. Dessa forma, se torna um livro de suma importância para todos os profissionais da área.

Características:
Capa comum: 176 páginas
Editora: Cortez; Edição: 2013 (7 de agosto de 2017)
Link do Livro na Amazon


#7 Código de ética do/a Assistente Social comentado

Autor: Maria Lucia Silva Barroco

Código de Ética do Assistente Social

A obra foi desenvolvida quando Maria Lucia Silva Barroco percebeu que, até o momento, não existia nenhum texto acadêmico que comentasse o código de Ética em vigor em toda a sua totalidade.

O código de 1993 é comentada em seus fundamentos sócio históricos e ontológicos, bem como nas reais possibilidades de materialização. Tudo isso no contexto de uma sociabilidade fundada na acumulação e na propriedade privada.

Existindo para preencher uma lacuna, o livro é muito importante para quem quer saber mais sobre o Código de ética do assistente social e o que é preciso para exercer a profissão com integridade.

Características:
Capa comum: 264 páginas
Editora: Cortez; Edição: 1 (19 de março de 2018)
Link do Livro na Amazon


#8 Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional

Autor: Ana Elizabete Mota

Serviço Social e Saúde

A coletânea de Ana Elizabete Mota foca na política de saúde do profissional de serviço social. Além disso, ela trata também diversos temas importantes no cotidiano, como por exemplo:

  • Seguridade social;
  • Políticas sociais e;
  • A democratização do Estado.

Logo, a obra funciona como uma contribuição fundamental para todas as pessoas que querem enfrentar os dilemas da formação e do exercício profissional.

O público alvo engloba tanto quem já atua nesta área, como estudantes que estão em seus primeiros passos para se tornarem profissionais especializados e com pensamento crítico.

Características:
Capa comum: 408 páginas
Editora: Cortez; Edição: 2013 (12 de junho de 2018)
Link do Livro na Amazon


#9 A Dimensão Técnico-operativa no Serviço Social: Desafios Contemporâneos

Autor: Cláudia Mônica dos Santos, Sheila Backx, Yolanda Guerra

A dimensão técnico-operativa no Serviço Social

Nesta terceira edição do livro, as autoras dissertam sobre a necessidade de os assistentes sociais investirem na operacionalização e na premência de publicações sobre o tema.

Para elas, a dimensão técnico-operativa é tão importante quanto exercer as políticas sociais em si.

A obra funciona como uma compilação de ensaios sobre os desafios contemporâneos do serviço social.

Logo, é indicada para quem já atua nesta área e busca desenvolver suas próprias habilidades para melhorar o serviço.

Editada sob o selo da Cortez Editora, a 3ª edição do livro traz as ideias e teorias de Cláudia Mônica dos Santos, Sheila Backx e Yolanda Guerra.

É uma ótima leitura para quem quer saber mais sobre a profissão e os desafios enfrentados pelos profissionais nos dias atuais.

Características:
Capa comum: 208 páginas
Editora: Cortez Editora; Edição: 3 (1 de janeiro de 2017)
Link do Livro na Amazon


#10 Serviço Social na Justiça da Família: demandas contemporâneas do exercício profissional

Autor: Dalva Azevedo de Gois e Rita C.S. Oliveira

Serviço Social na Justiça da Família

A obra de Dalva Azevedo de Gois e Rita C. S. Oliveira conta com prefácio de Eunice Fávero, o que comprova o motivo pelo qual ele não poderia ficar de fora da lista de melhores livros de serviço social no Brasil.

A obra aborda temas necessário, como serviço social e mediação de conflitos, visita assistida entre pais e filhos, oficina de parentalidade, participação de assistentes sociais em audiências judiciais e mais.

Além disso, o livro aborda também o depoimento especial, litígios de família e alienação parental. As autoras aproveitam as páginas para discorrer sobre o estudo e perícia social, assim como a importância da relação entre o perito e o assistente técnico. Por último, vale ressaltar que elas questionam os objetivos e princípios éticos que fazem parte da elaboração de documentos na esfera judicial.

Tudo isso faz com que este livro seja imprescindível para quem quer trabalhar com o serviço social no âmbito familiar.

Características:
Capa comum: 152 páginas
Editora: Cortez; Edição: 1 (1 de março de 2019)
Link do Livro na Amazon


Como você pode ver ao longo da nossa lista, são muitos os livros que abordam temas importantes relacionados ao serviço social.

Afinal, essa é uma profissão com muitas particularidades que fazem com que o estudo contínuo seja imprescindível para continuar exercendo suas atribuições de forma profissional e íntegra acima de tudo.

Você já leu alguma dessas obras? Caso queira compartilhar sua opinião ou indicar outros livros de serviço social que deveriam fazer parte desta lista, deixe o seu comentário no espaço abaixo.

Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais.

Livros e Atitudes

Livros e Atitudes é feito por amantes da boa leitura e nossa missão é incentivar esse hábito em todo o país. A leitura transforma nosso mundo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 4 =

© 2018 - 2020 - Livros e Atitudes - Todos os direitos reservados