10 Melhores Livros de Isaac Asimov Que Você Vai Desejar Ler

Ficção 1519
Livros de Isaac Asimov

Isaac Asimov é um dos maiores nomes da história da Ficção Científica. Se você gosta desse gênero a leitura dos livros desse autor é quase obrigatória.

Asimov nasceu em 20 de janeiro de 2020 na Rússia, mas sua família emigrou para os Estados Unidos quando ele tinha apenas 3 anos de idade.

Asimov era doutor em Bioquímica e chegou a servir o exercito americano na época da segunda guerra mundial. Se desejar saber mais sobre a história de Isaac Asimov veja nesse link.

Logo abaixo você irá encontrar a relação de 10 ótimos livros desse autor extraordinário.


#1 Fundação – Trilogia (Box – 3 Livros)

Autor: Isaac Asimov

Capa do Box de Livros: Trilogia da Fundação de Isaac Asimov

A trilogia da fundação é considerada por muitos a obra prima de Isaac Asimov.

Os livros: Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação, foram eleitos a melhor série de ficção cientifica e fantasia de todos os tempos em 1966.

Foi um grande feito considerando que superou grandes concorrentes incluindo: O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien.

A trilogia conta a história da humanidade, em um ponto distante no futuro, onde o visionário cientista Hari Seldon prevê a destruição total do império humano e de todo o conhecimento acumulado por milênios.

Incapaz de impedir a tragédia, ele arquiteta um plano ousado, no qual é possível reconstruir a glória dos homens. Se tudo correr como planejado.

Esta edição é inédita no Brasil, pois além da nova tradução, traz as modificações feitas pelo autor nos anos 1980, quando decidiu integrar todas as suas obras em uma única continuidade temporal.

Este box contém os três livros: ‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ ‘Segunda Fundação’.

Características:
Capa comum: 728 páginas
Editora: Editora Aleph; Edição: 1ª (15 de maio de 2009)
Link do Livro na Amazon


#2 Fundação – Declínio e Ascensão (Volumes 4, 5, 6 e 7) (Box – 4 Livros)

Autor: Isaac Asimov

Capa do Box de Livros: Fundação Declínio e Ascensão de Isaac Asimov

Depois do grande sucesso da trilogia fundação, Asimov atendeu os pedidos de seus fãs e editores para continuar a história.

Quase trinta anos depois da publicação do primeiro livro ele escrever as continuações Limites da Fundação e Fundação e Terra, logo depois publicou Prelúdio à Fundação e Origens da Fundação.

Nos dois primeiros livros, Limites da Fundação e Fundação e Terra, a história segue contando o que aconteceu com a fundação e narra uma jornada rumo aos limites da galáxia tentando solucionar o mistério que pode elucidar a origem da humanidade e da própria Fundação.

Com o livro Fundação e Terra, Asimov inicia uma grande revisão de todas as suas histórias, passando a unificar a sua obra de ficção, que atravessa milênios de história humana, fazendo com que os fatos acontecidos em livros como Eu, Robô e O Homem Bicentenário ocorressem na mesma linha de tempo de Fundação.

Os dois últimos livros, Prelúdio à Fundação e Origens da Fundação, voltam no tempo e contam como tudo começou.

A obra traz tudo que se espera de Asimov: cenários grandiosos, tramas complexas, personagens incríveis, reviravoltas e muito mais do universo da Fundação.

Características:
Capa comum: 1736 páginas
Editora: Editora Aleph; Edição: Saga da Fundação (25 de setembro de 2018)
Link do Livro na Amazon


#3 Eu, Robo

Autor: Isaac Asimov

Capa do Livro Eu Robo de Asimov

Sensíveis, divertidos e instigantes, os contos de Eu, robô são um marco na história da ficção científica, seja pela introdução das célebres Leis da Robótica, pelos personagens inesquecíveis ou por seu olhar completamente novo a respeito das máquinas. 

Vivam eles na Terra ou no espaço sideral; sejam domésticos ou especializados, submissos ou rebeldes, meramente mecânicos ou humanizados, os robôs de Asimov conquistaram a cabeça e a alma de gerações de escritores, cineastas e cientistas, sendo até hoje fonte de inspiração de tudo o que lemos e assistimos sobre essas criaturas mecânicas.

Se você assistiu ao filme Eu, robô com Will Smith, gostando ou não do que viu, saiba que o livro é bem diferente.

O livro não conta uma única história, como se vê no filme. Na verdade, é composto por várias narrativas que ocorrem em épocas diferentes.

Em geral os livros ganham dos filmes com facilidade, mas neste caso é uma humilhação. Vale a pena ler o livro.

Características:
Capa comum: 320 páginas
Editora Editora Aleph; Edição: 1ª (24 de novembro de 2014)
Link do Livro na Amazon


#4 As Cavernas de Aço (Série dos Robôs Livro 1)

Autor: Isaac Asimov

Capa do livro As cavernas de Aço de Isaac Asimov

Publicado no início da década de 1950, As Cavernas de Aço, escrito por Isaac Asimov, é o primeiro romance da consagrada Série dos Robôs, uma das mais populares da ficção científica.

A história nasceu de um desafio. Asimov queria provar para seu editor, John W. Campbell, que a ficção científica não era limitada e poderia ser incorporada a qualquer gênero literário, inclusive nos dramas policiais.

A obra foi publicada, pela primeira vez, na revista Galaxy Science Fiction e depois se tornou um livro.

Na trama, Os Mundos Siderais, antigas colônias da Terra, possuem rígidas leis de imigração, e não aceitam mais terráqueos em seus planetas.

Para agravar a situação, os robôs estão substituindo grande parte da mão de obra trabalhadora na Terra, levando os humanos a perderem seus empregos e privilégios de cidadãos.

Um brutal assassinato pode comprometer as relações diplomáticas entre esses dois mundos: um roboticista

Sideral é morto em sua residência, nos arredores de Nova York, e as suspeitas recaem sobre um terráqueo.

É quando entra em cena Elijah Baley, um investigador nova-iorquino encarregado de solucionar o caso antes que a situação fuja de controle. Para cooperar com o caso, os Siderais enviam um parceiro inusitado: um robô.

Características:
Capa comum: 302 páginas
Editora: Editora Aleph; Edição: 1ª (3 de setembro de 2013)
Link do Livro na Amazon


#5 O Sol Desvelado (Série dos Robôs Livro 2)

Autor: Isaac Asimov

Capa do livro O Sol desvelado de Asimov

O sucesso de As Cavernas de Aço foi tão grande, que era inevitável que Asimov escrevesse uma sequência.

Assim o autor produziu O Sol Desvelado, Robôs do Amanhecer e Robôs e Império dando origem a famosa Série dos Robôs.

Neste livro, depois das surpreendentes reviravoltas de sua última missão, o detetive Elijah Baley é recrutado para investigar um novo caso de assassinato aparentemente insolúvel.

Obrigado a enfrentar sua fobia de espaços abertos, Baley viaja até Solaria, um planeta

Sideral de escassa população – apenas 20 mil habitantes -, mas onde cada ser humano dispõe de um contingente de 10 mil robôs positrônicos a lhe servir.

Nessa empreitada, Baley contará novamente com a ajuda de R. Daneel Olivaw, seu inusitado parceiro no caso anterior.

Mas, desta vez, a missão de ambos não será tão simples; afinal, por onde começar uma investigação em que um dos suspeitos sequer poderia estar na cena do crime e o outro, um robô, é rigorosamente programado para não ferir um ser humano?

Características:
Capa comum: 288 páginas
Editora: Editora Aleph; Edição: 1ª (15 de maio de 2014)
Link do Livro na Amazon


#6 Os Robôs da Alvorada (Série dos Robôs Livro 3)

Autor: Isaac Asimov

Capa do livro Os Robos da Alvorada

Os Robôs da Alvorada, terceiro volume da Série dos Robôs, de Isaac Asimov é uma mistura de ficção científica e romance policial.

Dessa forma, ele mantém o mesmo estilo noir dos outros livros da série, considerada uma das mais populares do gênero. Lançado em 1983, este é o romance responsável por conectar todo o universo criado por Asimov.

Nele os personagens dialogam com contos de Eu, Robô, o Homem Bicentenário e citam conceitos que serão utilizados na versão dos anos 1980 de Fundação.

Em Os Robôs da Alvorada, o detetive Elijah Baley é novamente convocado para uma investigação em um Mundo Exterior.

Com ajuda de seu parceiro e amigo R. Daneel Olivaw, Baley terá de solucionar um crime bastante peculiar: um caso de roboticídio que coloca em xeque a reputação de um importante estudioso de Aurora, um planeta onde robôs e humanos convivem em harmonia.

Desta vez, o detetive está prestes a enfrentar conflitos ainda mais complexos que influenciarão não só sua própria segurança, mas também o futuro da humanidade.

Características:
Capa comum: 544 páginas
Editora:  Editora Aleph; Edição: 1ª (14 de agosto de 2015)
Link do Livro na Amazon


#7 Os próprios deuses

Autor: Isaac Asimov

Capa do livro os próprios deuses

Originalmente lançado em 1972, e vencedor dos principais prêmios da ficção científica mundial, Hugo e Nebula, Os Próprios Deuses, de Isaac Asimov, é considerada uma das obras-primas da ficção científica.

De forma leve e bem-humorada, no romance o autor realiza questionamentos, que ainda são atuais, como até que ponto é possível abrir mão das preocupações com as outras pessoas em favor de objetivos pessoais?

Além disso, Os Próprios Deuses, também propõe uma reflexão sobre o comportamento e as ambições humanas, antecipando, dessa forma, o debate sobre a crise energética.

O livro narra a descoberta de uma revolucionária fonte de energia que promete uma nova era para a humanidade.

Não só por facilitar a vida de toda a população, permitindo que os cientistas concentrem-se em melhorias para o homem, mas por revelar a existência de um universo paralelo ao nosso.

A benéfica troca de energia com os habitantes dessa outra realidade abre caminho para uma série de estudos de uma nova ciência, batizada de para-física.

Quando um jovem e promissor cientista decide realizar uma pesquisa e registrar a verdadeira história por trás do desenvolvimento da Bomba de Elétrons Entre Universos, alguns fatos fazem com que surjam dúvidas sobre a veracidade da versão oficial.

Este livro surpreendente revela toda a inventividade de Isaac Asimov, que, narrando a mesma história de formas diferentes e pontos de vista alternados, nos leva por realidades, mundos e sociedades que são, ao mesmo tempo, fantásticos e verossímeis.

Características:
Capa comum: 368 páginas
Editora: Editora Aleph; Edição: 1ª (11 de outubro de 2010)
Link do Livro na Amazon


#8 Pedra no céu

Autor: Isaac Asimov

Capa do livro Pedra no Céu de Asimov

Qualquer planeta é a Terra para aqueles que nele vivem.

O alfaiate aposentado Joseph Schwartz desfrutava de uma pacífica caminhada de verão quando, devido a um acidente em um laboratório na mesma cidade, foi involuntariamente transportado milhares de anos para o futuro.

Chega então a uma Terra marginal e abandonada, cuja superfície é quase toda inabitável, e que fica às margens de um grandioso Império.

Publicado pela primeira vez em 1950, Pedra no Céu foi o romance de estreia de Isaac Asimov e é um marco do que se tornaria o Império de sua mais famosa obra, Fundação.

Complemento fundamental às outras histórias do autor, este romance também serve como porta de entrada para apresentar o leitor ao universo de Asimov.

Características:
Capa comum: 312 páginas
Editora: Editora Aleph (15 de julho de 2016)
Link do Livro na Amazon


#9 O fim da eternidade

Autor: Isaac Asimov

Capa do livro o fim da eternidade de Isac Asimov.

Andrew Harlan é um Eterno: membro da classe dominante do futuro. Seu trabalho é viajar pelos séculos monitorando e alterando realidades, corrigindo assim os erros dos homens.

A humanidade estava a salvo. Até que Harlan comete o pior dos pecados: apaixona-se. Tido como um de seus melhores trabalhos, este clássico nos mostra mais uma vez por que Asimov é considerado o grande mestre da ficção científica moderna.

Os primeiros capítulos do livro são densos e podem gerar alguma dificuldade. Mas aqueles que superam esse percalço são recompensados com uma obra incrível.

Características:
Capa comum: 256 páginas
Editora: Editora Aleph; Edição: 1ª (29 de outubro de 2007)
Link do Livro na Amazon


#10 O Cair da Noite

Autor: Isaac Asimov

Capa do livro o cair da noite

Esta noveleta foi escrita por sugestão de John W. Campbell Jr., influente editor de Astounding Science Fiction, a principal pulp magazine dos anos de 1940 nos Estados Unidos.

Campbell mostrou a Asimov uma citação do filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882), que dá início à história. O que aconteceria se tivéssemos dia por mil anos e só então surgisse uma noite?

Asimov vai além, pois em sua história a escuridão chega após 2049 anos.

Sempre com um dos seis sóis iluminando cada detalhe da extensão de um planeta, seus habitantes nunca souberam o que era uma noite.

Imagine o que acontece quando ela finalmente vem. Na história a seguir o leitor poderá descobrir as várias possibilidades desta premissa, elaborada de um ponto de vista especulativo e de suspense crescente.

Características:
Capa dura: 80 páginas
Editora: Arte & Letra; Edição: 1ª (2 de janeiro de 2012)
Link do Livro na Amazon

Veja também:
Livros de Douglas Adams

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 - Todos os direitos reservados