10 Melhores Livros de Monteiro Lobato

Ficção 180
Livros de Monteiro Lobato

Antes de falarmos dos livros de Monteiro Lobato vamos falar um pouco sobre quem foi essa pessoa e como foi a sua vida.

José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em 1882 e veio a falecer em 1948 com 66 anos.

Embora Monteiro Lobato tenha falecido ha mais de 70 anos suas obras ainda permanecem vivas, segue fascinando tanto crianças quanto os adultos.

Sua obra mais conhecida é Sitio do Pica-pau Amarelo, essa história foi distribuída em uma série que somando, ao todo, são 23 livros.

Monteiro Lobato ficou conhecido por seus livros voltados ao publico infantil, mas ‘apenas’ metades de suas obras são de cunho infantil.

Ele era formado em direito e atuava como promotor público até receber uma fazenda de herança do seu avô. Foi lá que começou sua vida de escritor.

Seus livros são focados em contos, ou seja, narrativas curtas. Em toda a sua vida produziu um único Romance (narrativa longa), mas não teve o mesmo sucesso que seus contos.

Monteiro Lobato também se tornou editor de livros. Vivendo em uma época que os livros brasileiros eram editados quase que exclusivamente no exterior, em países como Lisboa e Paris.

Isso trouxe muitas mudanças para o mercado editorial da época.

Atualmente é muito difícil quem não conheça os livros de Monteiro Lobato. Mesmo nunca tendo lido algum livro dele é provável que já tenha assistido Sitio do Pica-pau Amarelo na TV ou na internet.

Abaixo segue a lista contendo os 10 Melhores Livros de Monteiro Lobato. Confira:


#1 Reinações de Monteiro Lobato: Uma biografia

Autor: Marisa Lajolo

Reinações de Monteiro Lobato

Esse primeiro livro da nossa lista trata-se de uma biografia de Monteiro Lobato, direcionada ao publico infantil, assim como a maioria de seus livros.

Nesse trabalho a autora dá ‘vida’ a Monteiro Lobato e junto com ele conta toda a história de sua vida. Aborda assuntos da sua carreira e também traz curiosidades da sua vida pessoal.

Aqui descobrimos como Monteiro Lobato criou os seus personagens mais famosos sem fugir de alguns pontos delicados que aconteceram em sua vida.

Uma edição com diversas ilustrações que tornam o rico ainda mais belo enquanto a história de vida do autor é contada.

Características:
Capa dura: 88 páginas
Editora: Companhia das Letrinhas (22 de março de 2019).
Link do Livro na Amazon


#2 Reinações de Narizinho

Autor: Monteiro Lobato

Reinações de narizinho

É nesse livro que o ‘Sitio do Pica-pau Amarelo’ é formado. Esse é o primeiro livro da série. É nessa obra que somos apresentados a todos os personagens.

Sendo uma das obras mais antigas de Lobato, optou-se por manter a sintaxe e o vocabulário de 1931, o que trouxe uma reflexão em relação aos tempos atuais entre os amantes das obras de Monteiro Lobato.

No entanto, nessa preciosidade o que prevalece mesmo na leitura é a magia e simplicidade que arrebata gerações para um mundo onde tudo é possível.

Com certeza uma ótima opção de presente para crianças, pois é um livro divertido e instigante podendo assim despertar o gosto pela leitura.

Características:
Capa dura: 376 páginas
Editora: Biblioteca Azul; Edição: Edição de luxo (01 de março de 2014).
Link do Livro na Amazon


#3 Caçadas de Pedrinho

Autor: Monteiro Lobato

Caçadas de Pedrinho

Como em todos os livros de Monteiro Lobato é através da imaginação de uma criança que as histórias nesse livro ganham vida.

Misturando realidade e fantasia esse livro promete não apenas atrair a criançada com suas histórias, mas também alcançar os adultos nostálgicos que queiram relembrar de sua infância.

O livro está lindamente ilustrado por um grupo de ilustradores conceituados.

Alias Monteiro Lobato sempre ‘dividiu’ as suas criações com os ilustradores de seus livros.

Foi através de um conjunto de ideias do autor e ideias dos seus ilustradores que os seus personagens ganharam ‘formas’ e vida durante as décadas em que o autor esteve vivo.

Características:
Capa dura: 168 páginas
Editora: Biblioteca Azul; Edição: Edição de luxo (1 de outubro de 2015)
Link do Livro na Amazon


#4 Memórias da Emília: Edição de luxo

Autor: Monteiro Lobato

Memórias da Emília

Nesse livro Emília pede ajuda ao Visconde de Sabugosa para montar um livro de memórias.

Um obra clássica Lobato. Esse trabalho é também permeado de fantasias e aventuras dos personagens.

Nessa obra são detalhados acontecimentos do sítio de forma descontraída, porém expõe também assuntos delicados sobre a vida e morte, tudo isso por meio da visão da personagem Emília.

Em um momento de nostalgia a nossa querida Emília relembra de algumas de suas aventuras, como quando foi a Hollywood e conheceu a Paramount Pictures, ou quando conheceu o Popeye ou o Capitão Gancho.

Características:
Capa dura: 208 páginas
Editora: Biblioteca Azul; Edição: 5ª (14 de setembro de 2017)
Link do Livro na Amazon


#5 História do mundo para crianças

Autor: Monteiro Lobato

História do mundo para as crianças

Nesse livro, Dona Benta reúne todas as crianças na sala e resolve contar a história do mundo para elas.

É dessa forma que Monteiro Lobato explica de maneira simples para o seu público infantil assuntos complexos como a origem do universo, do nosso sistema solar, também da Terra, as primeiras civilizações, entre outros.

Em uma linguagem informal e engraçada, os temas são abordados em ordem cronológica até o Sec. XX. Em vários momentos a fala de Dona Benta é interrompida pelas perguntas curiosas das crianças.

A obra foi lançada em1933, desta forma, o livro passou por diversas revisões ao longo do tempo. Inclusive foram incluídos temas mundialmente conhecidos como a Segunda Guerra Mundial e a bomba de Hiroshima?

Maravilhoso não é mesmo? Imagina sua criança se divertindo e aprendendo temas tão relevantes por meio da leitura de um Autor ícone da literatura brasileira?

Características:
Capa comum: 320 páginas
Editora: Globinho; Edição: 1ª, comentada (1 de janeiro de 2015)
Link do Livro na Amazon


#6 Contos completos

Contos completos

Imagem capa

Este é um livro possui uma linguagem mais informal que talvez seja de difícil entendimento para o público infantil.

Trata-se de uma coletânea de contos que compõem os primeiros livros lançados pelo autor, dentre eles estão: Urupês (1918), Cidades mortas (1919), Negrinha (1920) e O macaco que se fez homem (1923).

Estão presentes contos clássicos como “Meu conto de Maupassant”, “Bucólica”, “Cavalinhos”, “As fitas da vida”, “O bom marido”, entre dezenas de outras histórias. 

Como um bônus ainda traz curiosidades sobre o autor no Brasil: uma vasta fortuna que posiciona e transporta o leitor de hoje à atividade literária feita na época.

Um livro riquíssimo para quem ama literatura clássica.

Ao final do volume o leitor ainda vai se surpreender com fotos, cartas, reportagens do acervo pessoal de Maria Pureza Natividade Monteiro Lobato, a dona Purezinha, esposa de Lobato.

Ainda conta com um acervo de notas críticas de autores contemporâneos de Monteiro lobato.

Características:
Capa comum: 660 páginas
Editora: Biblioteca Azul; Edição: 1ª (01 de março de 2014).
Link do Livro na Amazon


#7 Fábulas

Fábulas

Imagem capa

Nesse livro Dona Benta reúne as crianças para mais uma tarde de histórias. Trazendo fabulas famosas com uma ‘roupagem’ bem brasileira, ela apresenta histórias que tem com personagens animais trazem os mais variados tipos de ensinamentos aos homens.

Esse é um dos primeiros livros escritos por Monteiro Lobato para o público infantil, sua ideia era trazer histórias famosas mundialmente ao leitor infantil brasileiro.

De forma didática, essa leitura proporciona as crianças o desenvolvimento crítico. Ao longo das histórias Dona Benta é surpreendida por falas de Pedrinho, Narizinho e Emília, questionando as fábulas por ela contadas.

Bora lá então adquirir esse lindo trabalho?

Características:
Capa comum: 208 páginas
Editora: Globinho; Edição: Nova edição (24 de março de 2017).
Link do Livro na Amazon


#8 O saci

O Saci

Imagem capa

Um personagem folclórico brasileiro materializado na imagem de um duende negro que possuem apenas uma perna. Ah que bobagem a minha quem não conhece o famoso Saci?

Após ouvir muitas histórias curiosas sobre o irreverente Saci, Pedrinho resolve entrar na mata para procura-lo.

Determinado, para lá se foi, afinal ele mesmo sempre dizia não ter medo de nada. No entanto, ao se deparar com o duende Pedrinho logo descobre que pensava não ter medo de nada porque ainda não conhecia o Saci.

Impressionado com o que viu na mata ele começa a enxergar o duende de uma perna em todos os lugares. Porém como menino corajoso que era estava disposto a vencer seu medo, então ele decide capturar o saci.

Nasce daí uma grande amizade.

Esse livro também apresenta ao leitor, inúmeras criaturas do folclore brasileiro como, Iara, Mula sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio, Lobisomem, entre outros.

Características:
Capa dura: 208 páginas
Editora: Biblioteca Azul; Edição: Edição de luxo (21 de julho de 2016).
Link do Livro na Amazon


#9 História das invenções – Edição comentada

Autor: Monteiro Lobato

História das Invenções

Como já aconteceu em outros livros (incluindo alguns dessa lista) Dona Benta reúne as crianças para contar a história das invenções de uma maneira que as crianças entendam.

Aqui ela fala de invenções e descobertas que mudaram o destino da humanidade.

Entre elas estão: o fogo, os óculos, o avião, a cerâmica, o avião e muitas outras coisas.

Destaca-se aqui a capacidade do autor de falar sobre temas complexos e desconstruí-los os tornando fáceis para o entendimento das crianças.

Livro muito interessante, sendo também uma ótima opção para presentear a criançada.

Características:
Capa comum: 136 páginas
Editora: Globinho; Edição: Comentada (1 de março de 2014)
Link do Livro na Amazon


#10 Box – As Melhores Aventuras Do Sítio Do Picapau Amarelo

Autor: Monteiro Lobato

Sitio do pica-pau amarelo

Esse Box reúne em uma só obra as histórias mais conhecidas de Monteiro Lobato. Trata-se de uma seleta coleção organizada por Luciana Sandron.

Se você gosta dos Livros de Lobato essa é uma oportunidade de adquirir os mais famosos trabalhos de Lobato distribuído em dois belos volumes. Você encontrará um compilado de livros como:

  • Reinações de Narizinho;
  • O Saci;
  • Viagem ao céu;
  • Caçadas de Pedrinho;
  • Memórias da Emília;
  • A reforma da natureza;
  • Os 12 trabalhos de Hércules.

Características:
Capa dura: 640 páginas
Editora: Nova Fronteira; Edição: 1ª (20 de maio de 2019)
Link do Livro na Amazon

Gostou das nossas dicas dos Melhores Livros de Monteiro Lobato? Não se esqueçam de compartilhar em suas redes sociais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 - Todos os direitos reservados