Todo profissional de RH precisa se aperfeiçoar para conseguir manter os alinhamentos entre a empresa e os colaboradores, além de desenvolver a habilidade de inteligência emocional para que os processos de convivência não desandem, e nada melhor do que livros para contribuir nessas bases de conhecimento.
Através do estudo e leitura, é possível expandir a teoria e aplicá-la no dia a dia da empresa, com novas ideias, mais observação, senso crítico e se atentar aos detalhes, porque os livros técnicos e voltados a área de atuação sempre abordam experiências e técnicas que condizem com acontecimento do RH.
Isso contribui para a criação de estratégias e direcionamento de novas ações tanto no RH como em outros setores da empresa, principalmente se o conteúdo abordar sobre liderança, organização e novos meios de trabalho.
Por isso, separamos algumas dicas de leitura que poderão ampliar as técnicas dos profissionais de RH da sua empresa. Confira!
Tabela de Conteúdos
Por que a leitura é importante para os profissionais de RH?
A carreira de RH envolve recrutamento e seleção, orientação com os colaboradores e direcionamento para gestão. Isso exige atualização, estudos e experiências práticas, é uma opção que vai além de cursos e treinamentos, os livros são uma excelente complementação para essa ampliação de especialização da carreira.
Contribui na memorização de informações, aumenta o repertório durante as reuniões, ao compartilhar informações e passar mais credibilidade aos colaboradores. Além de ter mais mecanismos teóricos para levar novas ideias à gerência e também ao lidar com conflitos.
Os livros devem ser escolhidos de acordo com a área de atuação, especialização desejada ou área de conhecimento que deseja aprender ou aprimorar para aplicar ações práticas das habilidades de reflexão a partir dos livros.
4 dicas de livros para o profissional de RH
Separamos livros mais recomendados da atualidade, que trazem um novo olhar para o setor do RH e que somará muito na base de conhecimentos dessa empresa.
- Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, Jeff Sutherland
A metodologia Scrum é muito conhecida por trazer mais praticidade e otimização de tempo nas organizações. No caso deste livro, contém exemplos de cases e situações reais, exercícios sobre aplicação em cada capítulo e mostra uma nova visão, que vai além desse método e proporciona uma aplicação prática, para testar as teorias e aumentar a produtividade em pouco tempo.
- Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, Simon Sinek
Profissionais de RH também precisam ter conhecimento sobre cultura empresarial, que é o que aborda neste livro, a cultura de entender o “O quê?”, “Por quê?” e “Como?” que dão origem à missão, visão e valores e são importantes para a manutenção da cultura organizacional.
- Mindset: A nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck
Com o lema sobre atitude mental ser uma maneira que encaramos a vida, o profissional de RH pode treinar a sua inteligência emocional nessa leitura. Mostra como lidar com os objetivos para conseguir alcançar o sucesso buscado, a maneira de agir conforme ao que se pensa diz muito sobre sobre o comportamento no trabalho, nas relações e com os desafios.
- Gestão do Amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial, Sandro Magaldi e José Salibi Neto
Cita sobre empresas que se tornaram potências através da tecnologia e visão de mercado, e que podem refletir diretamente em negócios do futuro. Em um mundo acostumado com streamings, aplicativos e a rápida informação, novas profissões podem surgir, e é preciso estar preparado para ter uma gestão eficiente junto a essas mudanças.
Esses 4 livros são recomendados e todo profissional de RH precisa ler, é uma maneira inicial de começar um novo hábito e aperfeiçoar a resolução de problemas.
Porque contribui na facilitação de novas ideias e na criação de estratégias, o livro pode ser usado para consulta quando for necessário e até mesmo servir de indicação a outros colaboradores.
Benefícios da leitura
Melhora a capacidade de interpretação, senso crítico, detalhismo e também da criação de novas ideias por contribuir diretamente com a criatividade. Além disso, muitos livros podem trazer cases reais de sucesso e também de perdas, no qual os profissionais de RH podem ter referências reais das aplicações dos livros.
Destacamos os principais pontos que trarão vantagens aos profissionais de RH, que aderirem ao hábito da leitura.
- A comunicação que se torna mais específica e prática;
- A escrita, pois quem lê também pode aperfeiçoar o modo de escrita, por conta do conteúdo tratado, por saber a maneira mais comum para entrar em determinados assuntos;
- Mais confiança e segurança ao passar conhecimento;
- Contribui na empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro;
- Melhorar as práticas de feedback e escuta ativa, para compreender melhor o que o colaborador leva de sugestões;
- Proporciona o estímulo de raciocínio e tomadas de decisões;
- Cria um novo hábito, por isso ler um livro se interessa em ler mais.
E o livro não precisa ser apenas físico, também tem o e-book que proporciona leitura em tablets, celulares, computadores e até mesmo leitores próprios. O que facilita muito no acesso, seja por transporte público, no intervalo ou até mesmo com audiobook para quando dirigir.
O que a empresa pode fazer para incentivar a leitura?
Podem criar uma mini biblioteca, promover bate-papos sobre o tema do livro e cada um levar suas impressões sobre o conteúdo. Os profissionais de RH podem promover palestras com ensinamentos do livro que agreguem a empresa e o mercado de trabalho, como também podem criar um vale livro ou sorteios de livros aos colaboradores.
Uma equipe com conhecimento ampliado somará no desenvolvimento interno e na expansão de novas atividades na empresa, além de ter mais habilidades para identificar falhas e solucionar problemas.
Gera mais autonomia, produtividade, contribui na carreira profissional e proporciona um momento de respiro. Além da conectividade entre os colaboradores, ao compartilhar seus pontos de vistas a partir da percepção de leitura.